Embaixador armênio se emociona com homenagem em Japeri

Carlos Moraes cumprimenta o embaixador da Armênia, Ashot Galoyan
Divulgação/PMJ

O embaixador da República da Armênia no Brasil, Ashot Galoyan, disse ontem ao prefeito Carlos Moraes que não medirá esforços no sentido de fomentar parcerias comerciais, tecnológicas e culturais entre seu país e a cidade de Japeri.
O diplomata, que voltou à Baixada Fluminense, pela segunda vez, em menos de um mês, recebeu uma “Moção de Solidariedade” de autoria do presidente da Câmara Municipal de Japeri, Wesley George de Oliveira, o Miga, pelos 102 anos do genocídio de cerca de 1,5 milhão de armênios. Carlos Moraes também decretou luto oficial de dois dias na cidade.
Famílias inteiras, em dezenas de cidades do Império Turco-Otomano, foram amarradas e jogadas vivas nos rios. O genocídio, lembrado ontem, aconteceu em 1915, durante e após a Primeira Grande Guerra Mundial.
Emocionado, o embaixador considerou “coisa do destino” a sua aproximação com o povo de Japeri. Ashot Galoyan classificou também como “um momento histórico” a lembrança e a solidariedade do povo japeriense em memória das vítimas do seu país.
Para Carlos Moraes, o encontro desta segunda-feira é um primeiro passo para a promoção de futuros acordos bilaterais e o fortalecimento das relações entre japeriense e armênios.
Moraes fez menção ao cantor francês Charles Aznavour que, segundo frisou, além de ser “filho ilustre de imigrantes armênios”, jamais deixou de lembrar na sua arte a origem e a influência da cultura de seus antepassados.
“O própria Charles Aznavour diz com muita sabedoria que o sucesso e a permanência de suas músicas provam que neste mundo cínico e materialista em que vivemos somente os sentimentos sinceros ainda são capazes de tocar às pessoas”, lembrou.
Moraes disse ainda que o embaixador Ashot Galoyan é uma pessoa extremamente sensível, razão pela qual viu sinceridade no tratamento que recebeu do povo de Japeriense.
Ainda de acordo com o prefeito, Galoyan será o “embaixador” de Japeri perante o Brics, grupo de cooperação econômica que envolve Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, e onde vivem cerca de 60% da população do mundo.
“Japeri tem grande vocação logística pela sua localização, ao lado da via expressa do Arco Metropolitano, da Via Dutra, e a menos de 20 quilômetros do Porto de Itaguaí”, observou o prefeito, lembrando que a colônia de armênios no Brasil é composta na sua maioria de grandes empresários que também podem participar do processo de desenvolvimento da cidade da Baixada Fluminense.
“Estamos dando mais um passo certo, de olho num futuro promissor para o povo de Japeri”, afirmou o prefeito.

error: Conteúdo protegido !!