Combate à hipertensão em Queimados

Quem foi à abertura do evento pôde verificar a pressão arterial na entrada da unidade
Thiago Loureiro

Palestras com cardiologistas, aulas de alongamento, verificação de pressão arterial e esclarecimentos sobre dietas e prática de exercícios físicos são alguns dos serviços que vão marcar a programação especial preparada pela Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, para esta semana em que se celebra o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. A abertura oficial das atividades aconteceu ontem no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID), que só no ano passado registrou quase 50 mil atendimentos de cardiologia, dos quais 48% relativos a pacientes de fora do município.
Na quarta-feira, 26, data de mobilização nacional contra a doença, além das atividades no CETHID, a prefeitura também realizará das 9h às 13h, uma ação na Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro, que contará com orientações sobre prevenção da doença, aferição de pressão, medição de glicose e entretenimento lúdico.  Todos os serviços são gratuitos.
Formaram a mesa da cerimônia de abertura da semana de combate à hipertensão, o vice-prefeito de Queimados, Machado Laz, a primeira-dama Lúcia Vilela, a Secretária de Saúde, Drª Lívia Guedes, o vereador Tuninho do Vira Virou, a Diretora Médica da unidade, Vânia Rabello e o Presidente da Organização Social de Saúde que administra o local, Adelson Pereira da Silva.

Referência no tratamento

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de hipertensos cresceu 14,2% no Brasil nos últimos dez anos. Para a Secretária Municipal de Saúde, Dra. Lívia Guedes, a informação é a melhor arma contra este mal capaz de comprometer órgãos vitais, como rins e coração.
“A hipertensão já atinge uma grande parcela da população brasileira. Felizmente temos um Centro de Tratamento que é referência nesta área e muitos profissionais capacitados para tratar a doença. A semana foi pensada com carinho para fornecer mais informações a quem precisa se precaver ou tratar a pressão alta”, afirmou a gestora.
Referência no tratamento da hipertensão, o CETHID realizou 4.562 atendimentos na área de cardiologia apenas no mês de março deste ano. A abrangência da unidade na Região Metropolitana é tão expressiva, que Queimados – município sede da unidade -, corresponde a 52% da média de atendimentos mensais, sendo o restante dos números divididos entre as outras 13 cidades da região.

error: Conteúdo protegido !!