Visão Geral – 26/04

Bola Cheia

Exemplo para os governantes que pouco se importaram com o tema até hoje. Moradores do Bairro Botafogo, em Nova Iguaçu, resolveram partir para soluções. Com recursos próprios, estão fazendo ‘vaquinha’, comprando cimento, pedra, areia, tijolos, e construindo paradas de ônibus. Só assim eles se protegem do sol e da chuva, enquanto aguardam a condução. #ComunidadeUnidaMostraComoSeFaz

 

Bola Murcha

Problema crônico de Nova Iguaçu, há meses, principalmente, depois que as câmeras do CONIG – criado no Governo Bornier – foram desligadas, o trânsito no centro está um horror. Quer um exemplo? No período de pico, a fila dupla/tripla formada pela fila de vans, na Bernardino de Mello, ao lado da estação do trem, faz piloto de ônibus desviar por cima da calçada no sentido Juscelino. #Perigo

 

Noite de aniversário no Cultural Bar

O tradicional point de artistas, jornalistas e outros ‘istas’ ligados à arte e comunicação, viveu momentos diferentes na última segunda (24). A jornalista, Cláudia Maria, aniversariou e foi festejada por colegas e representantes de outras áreas, que compareceram ao bar para papear e abraçá-la. Na foto, Silvia Regina Andrade, Thiago Portela, Márcia Villanova, Jota Carvalho, Bernadete Travassos, Ana Cristina Rocha Carvalho, Claudinha Maria, Paulo Santos e Nádima Bomfim. Ainda marcaram presença, o ator e diretor Marcelo Borghi, o jornalista Luiz Cláudio (Almeida dos Santos) e o fotojornalista Alziro Xavier. Nos cliques, o fotojornalista, Thiago Loureiro, e o ator Fabio Mateus.
O Cultural Bar fica na Rua Floresta Miranda, 79, Centro, Nova Iguaçu.

 

100 dias do governo
Rogério Lisboa

O prefeito de Nova Iguaçu Rogerio Lisboa apresenta, nesta quarta-feira (26), às 9h, o balanço das ações dos 100 primeiros dias de governo. O encontro acontece no auditório da Universidade Iguaçu (Unig) – Av. Abílio Augusto Távora, 2134 – no bairro Vila São Jorge, e contará com a presença do vice-prefeito, Carlos Ferreira, de todo secretariado, além de representantes da sociedade civil. Lisboa irá mostrar a situação em que a prefeitura foi deixada pela antiga gestão e as medidas que foram tomadas, visando o equilíbrio das contas públicas, para a retomada dos investimentos e consequentemente o crescimento da cidade.

 

Abuso de autoridade

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Edison Lobão (PMDB-MA), considera que o projeto que atualiza a lei do abuso de autoridade será aprovado nesta quarta (26) no colegiado. “Já se demorou tanto tempo, não há mais razão (para adiar). Já se discutiu muito o projeto”, declarou. A proposta é o único item da pauta da CCJ desta quarta. O Projeto de Lei do Senado (PLS) não tem caráter terminativo, ou seja, ainda precisa ser apreciado no plenário da Casa.

 

Moraes no TSE

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tomou posse ontem (25) na vaga de substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Moraes ficará na vaga aberta após a morte de Teori Zavascki, falecido em janeiro em um acidente de avião. Os magistrados substitutos atuam somente na ausência dos efetivos de seu respectivo tribunal. Moraes chegou ao TSE por meio de uma votação simbólica feita pelo Supremo, órgão responsável pela nomeação.

 

Picciani vai retirar a bexiga e a próstata

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Jorge Picciani (PMDB), foi diagnosticado com um câncer agressivo e precisará passar por uma cirurgia para retirada da bexiga e da próstata. O resultado saiu na tarde de segunda-feira, 24, após exame de PET Scan oncológico. A informação foi confirmada pelo próprio deputado, em entrevista à radio CBN, na manhã de ontem.
Segundo Picciani, antes de se submeter à cirurgia radical, que tem risco de morte, ele precisará passar por quatro meses de sessões de quimioterapia. Ele afirmou, porém, que não se licenciará do cargo, já que as sessões de quimioterapia serão sempre às quintas-feiras, começando por esta, dia 27.
“Fazendo a sessão na quinta, tenho sexta, sábado e domingo para me recuperar. Não me licenciarei, voltarei a presidir as sessões das pautas principais, pelo menos às terças-feiras. Continuarei no exercício do mandato até porque é um momento muito difícil para o Estado”. “Pretendo dar minha colaboração”, completou.

 

Nota de repúdio

A Fetranspor (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) repudia os ataques a dois ônibus ocorridos na noite da última sexta-feira (21), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Com estes casos, o Estado do Rio já soma 31 veículos incendiados em atos criminosos em 2017. Somente neste mês de abril, 13 crimes do gênero foram registrados, tendo os passageiros como os principais prejudicados. É o que diz uma nota divulgada pela Fetranspor.

 

Passageiros
prejudicados

Segue a nota: com esse tipo de ataque, os veículos – que não contam com seguro – são inteiramente descartados. A reposição pode demorar mais de seis meses, entre encomenda, montagem, entrega e licenciamento do veículo, sem contar o prazo para obtenção de financiamento. No prazo de seis meses, somente na capital, cerca de 70 mil passageiros deixam de ser transportados em cada veículo. O custo estimado para a reposição da frota incendiada este ano já ultrapassa R$ 13 milhões. No último ano, com 43 ônibus incendiados, este custo superou R$ 19 milhões.

 

Para finalizar…

A reposição é mais crítica num cenário como o atual, quando o setor enfrenta grave crise financeira, causada pelo desemprego (queda no número de passageiros). Já no município do Rio, a falta do reajuste da tarifa previsto no contrato de concessão em 2010 é mais um fator que contribui para a crise do setor. Esse reajuste, que prevê a recomposição dos custos e que deveria ter ocorrido na primeira semana de janeiro, não foi realizado até o momento, encerra o comunicado.

error: Conteúdo protegido !!