Mesquita vai intensificar combate à dengue

O Dia D de combate à dengue, celebrado nesta quinta-feira, 27 de abril, foi lembrado em Mesquita com diversas atividades. A ação, promovida no auditório da prefeitura e no paço municipal, contou com palestras, exibição de vídeos, dramatização com música e poesia, exposição de equipamentos, orientações sobre o combate ao mosquito e prevenção à doença, além de distribuição de informativos. A iniciativa foi da prefeitura, por meio da secretaria de Saúde.
Durante o evento o diretor do Departamento de Vigilância Ambiental, Sanitária e Zoonoses da secretaria de Saúde, Sérgio Vigas, destacou que quer intensificar o combate ao mosquito da dengue por localidade. “Gostaríamos que o dia D de combate à dengue fosse lembrado pela população todos os dias, pois a participação dos moradores é muito importante no combate ao mosquito transmissor. Hoje, devido ao trabalho realizado pela secretaria de Saúde, contamos com um índice de infestação de 0,9%, inferior ao preconizado pelo Ministério da Saúde que é de 1%, mas para o próximo índice vamos medir por localidade. Temos 14 localidades em Mesquita. De acordo com o resultado, vamos intensificar o combate nas localidades que apresentarem maiores índices de infestação”, explicou Sérgio Vigas.
Para o combate ao mosquito transmissor da dengue a secretaria de Saúde conta com 136 profissionais, entre guardas de endemias, equipes de mobilização (palestras nas escolas), de entomologia (identificação de larvas), e Ultra Baixo Volume (carro fumacê), além de agentes de combate a roedores e coordenação.
O município possui um carro fumacê e um quadriciclo, além de seis equipamentos costais para locais de difícil acesso. Todos os equipamentos são de última geração.
O Dia D de combate à dengue em Mesquita contou com a participação de profissionais da Defesa Civil, da Cruz Vermelha, da Guarda Municipal, da secretaria municipal de Assistência Social, da ODS Municipal (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), além da Brigada Mirim e de alunos das escolas municipais.

error: Conteúdo protegido !!