Fala, Velho Escriba , por Jota Carvalho – 29/04

Falo, SIM!

“Bom mesmo, nesse panorama que estamos presenciando é que o procurador Deltan Dellagnol (foto) vem esclarecendo sobre os depoimentos dos delatores. Segundo ele, ninguém, até agora, ousou em mentir perante as autoridades da Lava-Jato. Com isso, os gatunos da Petrobrás, os larápios parceiros de Sérgio Cabral, os intermediários de Lula, os ministros da Fazenda de Dilma, etc, etc, vão pagar caro, muito caro, por seus atos de corrupção, pois, Fachin já autorizou as aberturas de inquéritos até contra os oito titulares do ministério do atual governo. Outra expectativa alvissareira é essa da proximidade do dia 10 de maio, quando Luiz Inácio Lula da Silva terá um ‘tête à tête’ com o juiz Sérgio Moro em Curitiba, tudo depois da repercussão das delações dos executivos da Odebrecht, que vêm revelando a crueldade que fizeram com as nossas crianças que necessitam de mais escolas, de mais creches e de mais hospitais. Os crimes que esses petistas e peemedebistas cometeram foram absurdos”. (Trecho do artigo ‘Brasil Propina S.A’, do advogado e cronista político, Célio Junger Vidaurre, publicado na edição deste sábado, 29 de abril de 2017, aqui no JH).

 

Rapidinhas do Velho

>> Durante a semana não se falou outra coisa a não ser greve geral, protesto contra a reforma trabalhista aprovada na Câmara dos Deputados, a Casa do Povo, cujo dono sequer foi ouvido se concordava, ou não.

>> Segundo publicações nas redes sociais, os patrões, empresários, políticos-empresários e empresas multinacionais estão soltando fogos e torcendo para o ‘ferro no trabalhador’ ser aprovado também no Senado Federal.

>> A propósito das paralisações, parciais ou totais de ontem (sexta, 28/04/2017), alguns dos pontos da Reforma Trabalhista, que mexerão na vida dos brasileiros, caso o Senado confirme, são esses abaixo.

>> Demissões coletivas: agora os empregadores podem demitir todo mundo da sua empresa e contratar outras pessoas por menores salários e menores benefícios sem nenhuma multa.

>> Trabalho temporário, pra sempre: o patrão vai poder te contratar por hora durante toda a sua vida. Sem garantias. Por exemplo: bares, restaurantes, indústrias poderão te chamar para trabalhar temporariamente quando quiserem e você não terá seu emprego e salário fixos garantidos.

>> Hora-extra: a CLT prevê jornada de trabalho de no máximo 8 horas por dia. Agora, ao invés de pagar horas extras para o trabalhador que ficar mais tempo trabalhando, o empregador vai contratar uma jornada de trabalho maior. Diminui o salário do empregado no final do mês.

>> Meia-hora de almoço: antes, ou ainda, é obrigatório almoço de uma hora. Mas para este governo e os deputados que aprovaram apenas meia-hora é suficiente para o trabalhador desgastar a comida.

>> Suas roupas também entraram na reforma: a partir de hoje o patrão vai poder dizer até como você tem que se vestir. Mesmo aqueles uniformes que te exponham ao ridículo estão liberados. E não importa que faça frio ou calor, a roupa é a que os patrões escolherem.

>> Fim do transporte de empregados: as empresas não precisarão mais pagar pelas suas horas de deslocamento. Quem mora mais longe é o mais prejudicado. Vai perder tempo e dinheiro. *Quem mora perto, deu sorte. Pode ir de ‘Viação Canela’.

>> Mexeram nas suas férias: agora os patrões podem parcelar livremente suas férias em até três vezes, como for melhor pra eles.

>> Se você é terceirizado, preste atenção: a empresa que contratou a terceirização (às vezes é o governo ou outra empresa bem maior) NÃO vai mais ter responsabilidade nenhuma sobre sua indenização se você for demitido. Se você não receber os seus direitos, já era. Ficará no prejuízo.

>> E se você tem carteira assinada e está há muitos anos na empresa? Saiba que agora a empresa vai poder te demitir e demitir todos os teus colegas para contratar terceirizados, mais baratos para o bolso do patrão, sem direitos, sem carteira assinada.

>> A crueldade chega até às grávidas: quem decide aonde as grávidas (e as lactantes) trabalham é o médico da empresa. Ou seja, mesmo que ela esteja em um local insalubre para ela e o bebê, quem decide agora o lugar de trabalho é teu patrão.

>> E a quem você vai poder reclamar? Não tem mais Comissão de Conciliação Prévia. O que o patrão negociar com você vai valer mais do que a Lei. Vale o que o patrão mandou e a regra que você assinou quando conseguiu o emprego.

>> Rescisão: Não vai ser mais obrigatório o sindicato assinar a tua rescisão. Eles podem agora fazer a rescisão do jeito que eles quiserem. Você ficou não mão dos patrões.

>> Golpe na Justiça do Trabalho: a justiça do trabalho não é mais gratuita. Você vai ter que pagar honorário até do perito. E se não tiver dinheiro, fica sem poder reclamar.

>> Conclusão deste Velho Escriba: o trabalhador, a razão de ser do progresso das empresas, da Nação, ficará ‘nu com a mão no bolso’. Como nu não veste calça, não terá nem aonde enfiar a mão. #SeriaBizarroSeNãoFosseTãoSério!

>> Por hoje é só. Sábado tem mais.

error: Conteúdo protegido !!