Fla: Zé Ricardo espera ter Everton na final

Ederson treinou normalmente, mas, se depender do técnico, ele não estará em campo na ‘primeira decisão do estadual’
Gilvan de Souza / Divulgação

O Flamengo segue se preparando para final do Campeonato Carioca e o primeiro jogo será neste domingo (30), às 16h, no Maracanã. O técnico Zé Ricardo comandou atividade tática na manhã de ontem e depois conversou com os jornalistas. O comandante revelou que ainda vai esperar para contar com Everton. O meia se recupera de entorse no tornozelo direito que o tirou da derrota de 2 a 1 para o Atlético-PR, pela Copa Libertadores.
“Ele fez um primeiro trabalho conosco em campo hoje e depois foi para um trabalho em separado. Se as coisas permanecerem dessa forma ele vai para o jogo, o que é muito importante”, disse Zé Ricardo.
O treinador, porém, descarou qualquer possibilidade de utilizar Ederson, que se recupera de uma série de lesões na perna esquerda e ainda não jogou uma partida oficial em 2017.
“O Ederson provavelmente não vai para o jogo domingo, mesmo diante de nossa necessidade. Ele está recuperado clinicamente, mas precisa estar cem por cento fisicamente para ir a campo seguro”, disse Zé.
A criação de jogadas se tornou um problema desde que Diego sofreu uma lesão no joelho direito e teve que passar por uma pequena cirurgia. Apresentando quadro de desgaste muscular, o argentino Federico Mancuello vem ficando como opção no banco de reservas. Assim, a tendência é que Renê ganhe uma oportunidade na lateral esquerda e o peruano Miguel Trauco seja deslocado para auxiliar Gabriel na criação de jogadas.
Em relação à zaga, o argentino Alejandro Donatti, com dores musculares nas duas coxas, deve ser preservado, com Rafael Vaz permanecendo ao lado de Rever na zaga. Assim, o esboço de time do Flamengo para o clássico de domingo teria: Alex Muralha, Pará, Rever, Rafael Vaz e Renê; Márcio Araújo, Rômulo, Willian Arão, Miguel Trauco e Gabriel; Paolo Guerrero.
Ainda em relação ao treino da sexta-feira, os jogadores treinaram cobranças de pênaltis, que podem decidir o Estadual caso aconteça dois resultados iguais. O goleiro Alex Muralha teve bom desempenho. Neste sábado o plantel trabalha pela manhã e depois começa o período de concentração.

Fluminense não acredita em
clima de revanche

Henrique: “o Flamengo vai lutar assim como o Fluminense pelo título e não podemos vacilar”
Lucas Merçon / Divulgação

O Fluminense tem tido bons resultados contra o Flamengo este ano. Na decisão da Taça Guanabara, primeiro turno do Cariocão, o Tricolor ganhou o título nos pênaltis após empate por 3 a 3 no tempo normal. Depois, na Taça Rio, segundo turno, arrancou empate por 1 a 1 mesmo preservando a maioria dos titulares. Agora, os times se reencontram nos dois próximos domingos. Um clima de revanche tem sido percebido pelos torcedores nas redes sociais, porém, os tricolores minimizaram isso.
“No meu entender não vai existir esse tipo de sentimento, pois é uma decisão diferente, em uma situação que vale ainda mais e que por isso mesmo ninguém quer perder. O Flamengo vai lutar assim como o Fluminense pelo título e não podemos vacilar”, disse o zagueiro Henrique.
O lateral-direito Lucas concorda. ”O que aconteceu em jogos passados serve apenas de lição e não para servir de sentimento de revanche ou de vontade de seguir ganhando especificamente de um ou outro adversário. Estamos falando de uma decisão de Campeonato Carioca e os dois times querem muito a conquista do caneco, portanto, vão se empenhar independentemente do que ficou para trás. É isso que torna as partida mais complicada, o fator decisão. Quando a bola começa a rolar os jogadores focam apenas dentro das quatro linhas e não ficam pensando no que aconteceu em decisões anteriores”, afirmou Lucas.
Em termos de escalação o mistério existe, mas o Fluminense deve manter a base que vem atuando normalmente, incluindo a possível presença do atacante Henrique Dourado, à disposição após ter mostrado no empate por 1 a 1 com o Brasil de Pelotas, que rendeu a classificação para as quartas de final da Primeira Liga, que está recuperado de lesão na coxa direita. Se nada de anormal acontecer o Tricolor deverá ir a campo com a seguinte escalação: Diego Cavalieri, Lucas, Renato Chaves, Henrique e Léo; Jefferson Orejuela, Wendel e Junior Sornoza; Wellington Silva, Richarlison e Henrique Dourado. Neste sábado o plantel vai trabalhar na parte da manhã e em seguida começa o período de concentração.
>> Wendel renova – O Fluminense divulgou na manhã de ontem a renovação de contrato com o volante Wendel. O jogador de 19 anos assinou o novo vínculo até o final de 2020. Cria da base tricolor, o atleta assumiu a titularidade no meio de campo do Fluminense com a chegada de Abel Braga e já atuou em 13 partidas na temporada e marcou um gol.

por Jota Carvalho

error: Conteúdo protegido !!