Crivella diz que vai contestar reajuste que elevarias passagens para R$ 5,30

O prefeito Marcelo Crivella afirmou que vai recorrer de um possível aumento nas tarifas dos ônibus. A Secretaria municipal de Transportes analisa as conclusões de uma auditoria, contratada pelo Rio Ônibus e consórcios da cidade, que prevê uma nova tarifa para os coletivos de, pelo menos, R$ 5,30. O prefeito justificou dizendo que os BRTs trouxeram economia às empresas de ônibus e que elas estão transportando muito mais passageiros do que o calculado para se obter lucro.

“Nós não podemos cumprir uma decisão como essa. Nós vamos apelar, recorrer. O Rio é a única cidade que ainda não aumentou a passagem no Brasil inteiro. Porque nenhuma cidade do Brasil, nem São Paulo, fez as obras que nós fizemos para termos o BRT”, disse Crivella.

Segundo ele, a via exclusiva reduziu os gastos das empresas de ônibus:

— O ponto de lucro seria 90 mil passageiros (por dia no BRT). As informações que eu tive são que eles estão transportando, graças a Deus, 500 mil passageiros. Portanto, a lucratividade é bem acima daquela que foi prevista — afirmou, após participar de um encontro com moradores do Complexo do Alemão.

O início do processo de revisão tarifária foi determinado, na semana passada, pela juíza Luciana Losada Albuquerque Lopes, da 8ª Vara de Fazenda Pública, no mesmo processo em que o Ministério Público questiona por que toda frota não foi climatizada até o fim de 2016, como fora acordado. Crivella lembrou que as empresas tiveram lucro elevado durante a Olimpíada:

“Isso tem que ser considerado. Estamos vivendo a pior crise da história recente. Todos precisamos de sacrifícios.

error: Conteúdo protegido !!