Maio Amarelo: Rio se ilumina pela preservação de vidas no trânsito

Durante este mês, Detran fará ações educativas em escolas e pontos de grande concentração
Fotos: Lucas Novello

O Detran pintou o Rio de amarelo neste mês de maio para chamar atenção para os altos índices de acidentes no trânsito. É o movimento Maio Amarelo, manifestação mundial de cuidado com a vida no trânsito. O Detran também fará ações educativas em escolas e em pontos de grande concentração durante o mês de maio. A primeira peça a ser iluminada na última segunda-feira foi o prédio-sede do departamento, na Avenida Presidente Vargas. Ontem foi a vez do Palácio Guanabara e do Cristo Redentor. O Palácio e o Detran permaneceram iluminados todo o mês de maio e o Cristo ontem.

No Rio, em 2016, 36.726 pessoas foram vítimas (entre feridos e mortos) nas estradas e ruas do Estado, conforme dados do Detran e do ISP (Instituto de Segurança Pública).

No Brasil, a taxa é de 23,4 mortes no trânsito para cada 100 mil habitantes, segundo estimativas divulgadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) no ano passado. O país registrou ainda o quarto pior desempenho do continente americano, atrás de Belize, República Dominicana e Venezuela – campeã de acidentes na região com 45,1 mortes por 100 mil habitantes.

Até 2030, a OMS estima que o número de mortos nas estradas em todo o mundo poderá chegar a 1 milhão por ano.

error: Conteúdo protegido !!