Operação impede aliciamento de menores para o tráfico

A operação da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) que aconteceu no Morro do Salgueiro, na Tijuca, Zona Norte do Rio, nesta quarta-feira (03), terminou com três homens presos — entre eles Bruno Nunes Vieira, gerente do tráfico na favela — e um adolescente apreendido. Houve apreensão de duas pistolas e de drogas. Um suspeito morreu em confronto com os agentes e um PM ficou ferido nas pernas.

A operação foi deflagrada com o objetivo de cumprir oito mandados de prisão e três de apreensão. Segundo o delegado-titular da DPCA, Deoclécio Assis, foram três meses de investigações que constataram que bandidos do Salgueiro cooptavam menores para o tráfico.

Ainda de acordo com o delegado, um levantamento do Juizado da Infância e da Juventude revelou o aumento do envolvimento de jovens no crime. Em em 2007, 800 adolescentes foram apreendidos em flagrante na capital por crimes diversos. Já em 2015, esse número subiu para 4.800.

Os policiais da DPCA — que tiveram o apoio de equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) — chegaram ao Salgueiro no início da manhã. Segundo relatos de moradores, houve intensa troca de tiros. A Rua dos Araújos chegou a ser interditada por medida de segurança.

Além da DPCA e da UPP, também participaram da ação 60 homens da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), e do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do 6º BPM (Tijuca).

error: Conteúdo protegido !!