Flu se apega a viradas históricas para roubar título de rival

O Fluminense precisa reverter a vantagem do Flamengo para ser campeão carioca pela 32ª vez
Fotos: Lucas Merçon / Fluminense FC

O Fluminense precisa reverter a vantagem do Flamengo para ser campeão carioca pela 32ª vez. A derrota por 1 a 0, domingo, o obriga a vencer por dois gols de diferença. Caso repita o placar, a decisão será nos pênaltis. A história o faz acreditar. Em 1985, o título carioca foi decidido em um triagular entre Flamengo, Fluminense e Bangu. O Fla-Flu foi 1 a 1, e a vitória do Alvirrubro sobre o Rubro-Negro por 2 a 1 levou a disputa do caneco para a última rodada. O Bangu, da geração de Claudio Adão, Ado e Marinho, tinha a vantagem do empate – vinha do vice brasileiro diante do Coritiba. Terminou o primeiro tempo da partida, em 18 de dezembro, no Maracanã, com vitória parcial de 1 a 0, gol de Marinho. Mas… o Tricolor, ao trocar o mau futebol do primeiro tempo por pressão no segundo, conseguiu reverter e vencer por 2 a 1, com gols de Romerito e Paulinho.
Ano de 1995. Era o centenário do Flamengo. Com Romário e Sávio, o Rubro-Negro montou um supertime e tinha a vantagem do empate no octogonal final do Carioca. O domingo chuvoso revelou um grande jogo. No primeiro tempo, o Tricolor abriu vantagem de 2 a 0, gols de Renato Gaúcho e Leonardo. O Fla empatou no etapa final, no qual o Flu ficou com nove jogadores contra 10 do rival. Aos 41 minutos, Renato Gaúcho marcou de barriga e deu o título ao time de Joel Santana.
Em 2001, o Fluminense vencia o Juventude-MT por 1 a 0 até os 39 minutos do segundo tempo. Precisava de mais dois gols para reverter a derrota de 4 a 1 e chegar à terceira fase da Copa do Brasil. O jogo no Maracanã foi difícil, Ramón acertou três cobranças de falta no travessão. Agnaldo, aos 39, e Magno Alves, aos 47, marcaram e deram a vaga ao Tricolor.
Foi em 2005 a última vez em que um time derrotado no primeiro jogo da final conseguiu reverter e ser campeão carioca. Era o Flu. O Flu de Abel. Depois de perder por 4 a 3 na primeira partida, o Tricolor reverteu a vantagem adversária. Ganhou por 3 a 1, com gol aos 47 minutos do segundo tempo.
Ser campeão da Copa do Brasil virou tarefa difícil após o empate com o Figueirense em 1 a 1, no Maracanã. Porém, o Fluminense buscou o título em Florianópolis. O time de Renato Gaúcho venceu por 1 a 0, gol de Roger. Uma virada saborosa. Em 2008 o São Paulo tinha Aloisio e Adriano Imperador. Muricy Ramalho era o técnico. Com esta turma, ganhou em casa por 1 a 0, a primeira partida das quartas de final da Libertadores. Mas o Flu, comandado por Renato Gaúcho, lutou. Venceu por 3 a 1, com gol de Washington, aos 46 do segundo tempo.

error: Conteúdo protegido !!