Agricultura da Baixada ganha força com consórcio intermunicipal

Produtores rurais e autoridades municipais lotaram o auditório do Campus da Universidade Federal Rural de Nova Iguaçu
Sebrae/RJ/Divulgação

Prefeitos e secretários municipais de Agricultura de oito cidades da Baixada Fluminense se reuniram ontem, no auditório do campus da Universidade Federal Rural de Nova Iguaçu, para a assinatura do Termo de Compromisso para a criação do Consórcio Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense (CIABAF). O consórcio terá a participação de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Magé, Guapimirim, Japeri, Seropédica, Mesquita, Paracambi e Queimados.
O objetivo é explorar o grande potencial para o desenvolvimento agrícola da região, responsável por um faturamento anual de R$ 153 milhões com a produção agrícola, bovinocultura de corte, pequenos e médios animais, bovinocultura do leite e floricultura, que contam com mais de 4 mil produtores. A aposta neste crescimento passa por três fatores que favorecem a atividade na Baixada: a disponibilidade de água e áreas próprias para cultivo, a facilidade de escoamento por meio da malha viária disponível e, principalmente, a proximidade com o mercado consumidor local, que reúne 4 milhões de pessoas, além daquele representando pela região metropolitana do Rio de Janeiro.
O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, lembrou que a agricultura, responsável por 56% do PIB brasileiro, “é que está segurando o tranco da crise econômica que assola o país”. Ele alertou também para o risco que o setor corre diante da contaminação de equíferos da região, a exemplo do Piranema, localizado abaixo do Centro de Tratamento de Resíduos em Seropédica. “Em breve não teremos água potável para beber e nem regar a plantação”, disse Moraes, que classificou a criação do CIABAF como fundamental para a geração de emprego e renda para as famílias agricultoras.
O objetivo do CIABAF é implantar políticas públicas comuns entre os municípios envolvidos para e transformar a região como polo produtor de alimentos, valorizando o produtor rural. A proposta inclui medidas que facilitam a comercialização e o fornecimento para os próprios municípios, por exemplo, para a merenda escolar.
Os municípios integrantes do CIABAF são grandes produtores de carne, leite, ovo, mel, cana de açúcar, aipim, bata doce, inhame, quiabo, milho verde, feijão Mauá, jiló, banana, coco verde, goiaba, bertalha, salsa e cebolinha, entre outras culturas.

Proposta valoriza o trabalhador rural

Representantes dos nove municípios integrantes do consórcio assinaram o Termo de Compromisso
Ivan Teixeira/Jornal de Hoje

Para o secretário de Agricultura de Japeri, Reginaldo Santos, o Consórcio Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense tem o objetivo de desenvolver coletivamente uma política pública regional visando o aumento da produção de alimentos e a valorização do pequeno produtor rural.
“O que a gente quer é reconhecer o potencial e a importância econômica da atividade agrícola na região pelos empregos e renda a serem gerados para a população local e para os municípios”, afirmou o secretário, frisando que o projeto visa ainda a importância social pelo apoio aos trabalhadores do campo e também pela importância ambiental com o desenvolvimento de uma agricultura sustentável e alinhada à necessidade de produção e conservação das áreas ambientais protegidas.
Na avaliação da delegada federal do Desenvolvimento Agrário, Danielle Christian Ribeiro Barros, o Consórcio Intermunicipal de Agricultura da Baixada Fluminense é um projeto piloto para ser seguido pelos demais municípios da região. “A experiência piloto vivida na Baixada vai poder colaborar para que muitos outros municípios possam entender que andar juntos é melhor do que andar separados. Juntos, a gente vai mais longe”, afirmou.
A representante da Comissão Pastoral da Terra, Sônia Martins, destacou a importância das políticas públicas de apoio à iniciativa e da elaboração de uma proposta de educação que contribua para que a proposta seja efetivada. A produtora rural de Japeri, Celedi Dutra, pediu carinho e atenção à classe de produtores rurais, lembrando que “todos os dias, nas mesas de todos os presentes, tinha um pouco do trabalho dos agricultores”.
Durante a solenidade, produtores rurais instalaram no pátio externo da universidade uma feirinha da roça e distribuíram aos prefeitos cestas de produtos cultivados na região.
A solenidade foi prestigiada pelos prefeitos Carlos Moraes, de Japeri; Washington Reis, de Duque de Caxias; Carlos Vilela, de Queimados; e Rafael Tubarão, de Magé. Nova Iguaçu, Mesquita e Guapimirim foram representados pelos vices, Carlos Ferreira, Waltinho Paixão e Pastor Ricardo, respectivamente. A mesa oficial foi presidida pelo reitor da UFRRJ, Ricardo Berbara.

error: Conteúdo protegido !!