Zé Ricardo quer Fla com força máxima na final

O técnico rubro-negro garantiu o meia Everton e deve ter o retorno do volante Rômulo
Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo se prepara para a decisão do Campeonato Carioca 2017, neste domingo, contra o Fluminense, e o técnico Zé Ricardo deve ter em mãos o que há de melhor para escalar o time titular. Com exceção de Diego, que segue se recuperando de cirurgia no joelho direito, além de Ederson e Conca, que ainda não estrearam na temporada, o rubro-negro terá o meia Everton, que disputou a primeira partida da final com graças a uma infiltração e jogou em seu limite físico a partida contra a Universidad Católica, na última quarta-feira (3), pela Taça Libertadores. O volante Rômulo também deve ficar à disposição.
Aliás a Libertadores, pelo menos por enquanto, é página virada no Flamengo. A classificação antecipada não veio e agora o time precisa esquecer a competição sulamericana e focar na final estadual.
“Realmente, uma semana especial para nós. Logicamente, o jogo de quarta demandou muito de nós. Principalmente no aspecto físico, mas também no psicológico. Infelizmente a vaga não veio ainda, mas agora é virar o canhão para a partida de domingo e tentar recuperar as energias, potencializar a nossa equipe para fazer uma boa partida” disse o técnico Zé Ricardo.

Zé Ricardo ainda não definiu o time titular do Flamengo para domingo. Contra a Católica, ele não contou com Rômulo. O volante, recuperado de uma torção no joelho direito, treinou normalmente na sexta-feira (5) e pode voltar à equipe contra o Fluminense. O técnico aguarda justamente a liberação do departamento médico para definir a escalação.
“Foi a primeira vez que Rômulo veio para campo, vamos ver como vai se sentir após o treino. Amanhã temos um apronto. A partir da resposta dele e dos outros atletas é que podemos fazer mudança ou não. Independentemente disso, é hora de concentração e superação. Todo mundo quer chegar numa final com Maracanã lotado. Nossa equipe vai estar organizada e competitiva, o que é o mais importante”, garantiu.
Um dos destaques do time ao lado do atacante Paolo Guerrero, especialmente com a ausência de Diego, o meia Everton deve ser titular contra o Flu, apesar do cansaço. “Vai estar pronto, fez um jogo no seu limite (na quarta-feira). Ocupou uma função fundamental, que era a subida dos laterais deles. Mario (técnico da Católica) colocou sobrecarga ali pelo lado direito, tanto que o gol saiu por ali, onde tínhamos uma superioridade. Everton conseguiu fazer recomposição, liberando Trauco mais para dentro, explicou.
>> Empate dá o título ao Fla – O Rubro-Negro é, até agora, o único time que ainda não perdeu neste Campeonato Carioca. Caso não seja derrotado neste domingo, o rubro-negro, além de levantar a taça pela 34ª vez, voltará a ser campeão estadual de forma invicta, fato que ocorreu pela última vez em 2011, quando o time foi liderado por Ronaldinho Gaúcho.
Na atual temporada, Flamengo e Fluminense se enfrentaram três vezes. Foram dois empates e uma vitória rubro-negra. Mesmo assim, Zé Ricardo prega respeito ao adversário e lembra o equilíbrio da primeira partida, definida em uma falha da defesa tricolor.
“Foram dois tempos distintos: no primeiro, a gente foi melhor. No segundo, o Flu teve boa posse de bola, ficou boa parte no nosso campo. Como Abel mesmo havia falado, é difícil que uma equipe destoe e tenha vantagem muito significativa. O respeito continua muito grande. Independentemente da vantagem, temos que entrar da mesma forma”, disse o treinador, que preparou a equipe para uma possível decisão por pênaltis.
“Contamos com uma equipe de análise para ajudar no desenvolvimento da avaliação do adversário. Sistematicamente treinamos pênaltis, não da forma que fizemos nessa semana. Geralmente batem os cobradores, mas até respeitando muito a equipe do Flu e entendo que é bem plausível que vá para os pênaltis, treinamos. Mas vamos fazer de tudo para ir não para pênaltis.”
Para evitar as penalidades, Zé tem uma receita simples: manter o nível de atuação das últimas partidas. ”Não temos por que mudar nossa equipe. Temos que seguir jogando do mesmo jeito. O resto é muita alegria para participar, fazer com que os atletas desfrutem desse momento. Vai ser jogo bonito, jogo alegre, e tomara que o futebol carioca e o futebol brasileiro saiam vencedores com um grande jogo. Nós vamos fazer de tudo para trazer esse título para o Flamengo”, prometeu.
Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (7), no Maracanã, a partir das 16h. O rubro-negro tem a vantagem do empate, quanto ao tricolor, precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão. Caso vença por apenas um gol de vantagem, o título será decidido nos pênaltis. Todos os 55 mil ingressos para a partida estão esgotados.

error: Conteúdo protegido !!