Mesquita será representada no torneio de futsal da Special Olympics

Alunos da rede municipal, portadores de necessidades especiais, competirão na fase classificatória

Este sábado (6) é um dia muito esperado para alguns alunos de escolas da rede municipal. Este dia será a abertura do Torneio de Futsal Unificado, realizado pela entidade Special Olympics, em que o time formado por meninos portadores de necessidades intelectuais representarão o município de Mesquita na fase classificatória da competição, que acontecerá na Escola Especial Favo de Mel, em Quintino.
Hoje, o time é formado por 12 alunos das escolas municipais Professor Marcos Gil e Rotariano Arthur Silva, com idades entre 15 e 20 anos, que treinam com o professor Ronald Drumond todas as segundas, quintas e sextas-feiras, às 17h, na quadra da Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, no Centro. Com a mudança de regulamento, este ano foram nove alunos inscritos para o torneio, além de três parceiros do time, que são meninos de idade próxima dos alunos, mas que não possuem necessidades especiais e têm a missão de suprir a parte técnica nos jogos.
Este será o segundo ano que eles participam do torneio e a expectativa é a melhor possível, já que em 2016 conquistaram a medalha de bronze na fase estadual. Os ganhos desse trabalho, no entanto, vão muito além da quadra. “Entrar para o time foi a melhor coisa que aconteceu para o meu filho. Nesse tempo de treino, ele desenvolveu muito mais a coordenação motora do que em muito tempo”, conta a mãe de um dos atletas, Rute Denise.
O trabalho é desenvolvido pela Coordenadora Pedagógica de Educação Física, Waleska Rangel, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com a ajuda da professora de alguns dos atletas, Mirian Zaparolli, e valoriza principalmente o trabalho de inclusão que é realizado por meio do esporte. “Eles, que por vezes são deixados de lado, hoje estão inseridos no contexto esportivo e conseguem se sentir como os atletas que são. E sentem essa valorização. Poder proporcionar isso a eles faz a gente ganhar nosso dia”, explica o treinador do time.

error: Conteúdo protegido !!