Homens presos por policiais do 16º BPM são de uma só facção

No áudio que circula nas redes sociais, não fica claro quem são as pessoas gravadas. Aparentemente, um homem orienta PMs a chegar aos locais onde estão traficantes dentro da comunidade. No entanto, tudo indica que foi gravado na Cidade Alta porque são feitas referências à Escola Municipal Ministro Lafayette de Andrada, que fica na comunidade, e à Rua Ponto Chique, outra via de lá.

Também é possível ouvir intenso tiroteio ao fundo em vários momentos da gravação, que tem duração de cerca de 15 minutos. Dois nomes são citados: Félix, que parece ser a pessoa que dirige o veículo; e outra pessoa identificada como Barbosa. Na lista dos transferidos pela PM, não há policiais com esses nomes ou sobrenomes.

O porta-voz da corporação, major Ivan Blaz, afirmou que o áudio não indica a presença de traficantes junto de policiais:

Todos os 45 presos na operação da última terça-feira pertenciam ao Comando Vermelho, segundo informações das polícias Civil e Militar. A ação teve participação de policias do 16º BPM (Olaria), do 22º BPM (Maré), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Bope — esse último responsável por 15 prisões e dois suspeitos mortos.

Dos 15 presos pela tropa de elite da PM, 11 foram encontradas dentro da casa de uma moradora grávida, cuja família havia sido feita refém pelos bandidos em fuga. Entre eles, estavam bandidos de outros locais do estado, como Wallace Patrick de Lima dos Santos Viana, do Complexo do Alemão, e Luiz Cláudio da Silva, da Favela da Linha, em Macaé. De acordo com o Portal dos Procurados, informações sobre cada um desses suspeitos valia mil reais.

Além dos detidos, dois homens foram feridos e dois mortos

Outros detalhes da operação também chamam a atenção. Dos 32 fuzis apreendidos, todos pertenceriam à facção criminosa que tentou invadir a Cidade Alta. Entre o armamento encontrado, alguns tinham a inscrição “CX”, de “caixa”, que indicaria se tratar de arma de uma reserva da quadrilha, só utilizada em casos de ataques a inimigos, sem prejuízo do funcionamento das bocas de fumo.

Após a operação, o entorno da comunidade viveu um dia de caos. Nove ônibus e dois caminhões foram incendiados na Avenida Brasil e na Rodovia Washington Luiz.

error: Conteúdo protegido !!