Visão Geral – 10/05

Bola Cheia

Excelente! Merece aplausos, a sinalização de trânsito na região frontal ao Shopping Nova Iguaçu, na Estrada de Madureira. Tudo novinho, funcionando redondo e com manutenção quase que diária, segundo um agente da prefeitura que trabalha no local. “Não se pode vacilar por aqui. Os clientes do shopping são exigentes e os lojistas também”, disse o rapaz a um leitor da coluna. #UmBrinco!

 

Bola Murcha

Horrível! Merece vaias retumbantes a sinalização de trânsito nas regiões centrais da maioria dos bairros de Nova Iguaçu. Tudo apagado ou funcionando precariamente. Manutenção? Tem lugar que o sinal verde-amarelo-vermelho não sabe o que é piscar há um bom tempo, de acordo com comerciantes. #DoisPesosDuasMedidas #UmLixo!

 

Estado de Calamidade Financeira
proíbe até promoção de servidores

O prefeito Rogério Lisboa (foto), do PR, decidiu prorrogar o ‘estado de calamidade financeira’, que decretou logo no início de seu governo em Nova Iguaçu. A ‘esticada na validade’ saiu publicada no Diário Oficial da prefeitura, sexta-feira passada, 5 de maio. Segundo o decreto anterior, de 4 de janeiro, o prazo de 120 dias estabelecido seria para tentar arrumar as finanças, o que não aconteceu. A nova edição do ECF também vale por quatro meses e contém proibições. Durante dez meses, o funcionário não poderá tirar licença prêmio e nem ganhar hora extra ou diária não autorizada pelo prefeito. Sem autorização direta de Lisboa, os servidores não poderão participar de treinamentos, seminários e cursos de qualificação, bem como de encontros regionais, estaduais e nacionais de qualquer área, que gerem despesas aos cofres públicos. Só Rogério pode autorizar viagens, compra de passagens e estadias em hotéis. Por fim, qualquer promoção de servidor público em Nova Iguaçu está suspensa, até segunda ordem ou até o fim do novo decreto.
Apesar de ter ‘cara’ de Ato Institucional dos tempos de governo militar no país, a edição número dois do ECF visa cortar na própria carne e estancar gastos diversos. Logo assim que assumiu o poder, dia primeiro de janeiro deste ano, na Câmara de Vereadores, Rogério Lisboa, anunciou o ECF.
Entre outras medidas, o Estado de Calamidade Financeira permite que o prefeito contraia novos empréstimos para cumprir deveres, como pagamento de credores e salários, por exemplo.

 

A culpa é
do outro

Assim que assumiu o município, o prefeito Rogerio Lisboa garantiu que, mesmo diante de uma dívida de mais de R$ 450 milhões (o que compromete quase metade do orçamento do exercício de 2017, que é de R$1,1 bilhão), deixada pelo governo passado, enxugaria as contas para pagar em dia os salários e quitar as três folhas que estavam atrasadas – novembro, dezembro e 13º. Essa é uma das publicações constantes da Prefeitura de Nova Iguaçu, para transferir responsabilidade pela falha, à Gestão Nelson Bornier.

 

O ‘abacaxi’ não
tem dono

Esta coluna alerta mais uma vez aos autores dos posts nas redes sociais e envio de e-mails. Quem paga ou deixa de pagar é a municipalidade. Portanto, a gestão passada, antepassada ou classificação que o valha, passou. Quem assume e tem de arcar é a presente, como vem acontecendo em Nova Iguaçu, há algumas gestões e poderá acontecer daqui a três anos e meio, caso a crise financeira no estado e Governo Federal permaneça. É só voltar no tempo e ver exemplos de abacaxis deixados pelos que saíram, descascados pelos que chegaram e sentaram no trono principal do Palácio das Almas. #DeuParaEntender?

 

CETHID ganha espaço
multidisciplinar

Muita cor e diversão à disposição da medicina: esse é o conceito da sala multidisciplinar infantil, inaugurada na sexta-feira (5) pela Prefeitura de Queimados, no Centro Especializado no Tratamento de Hipertensão e Diabetes (CETHID). Bonecos, jogos de tabuleiro, carrinhos, histórias em quadrinhos, aparelhos de som, TV e muitas cores espalhadas pelo alfabeto montado no chão e nas paredes formam o espaço que atenderá cerca de 100 pacientes da unidade com idade até 17 anos.

 

Prefeitura apoia
evento de kickboxing
No próximo sábado (13), a cidade de Nova Iguaçu será palco de um dos maiores eventos de kickboxing do Brasil, o Warriors Rio Kombat. O evento, promovido pela Federação de Kickboxing do Estado do Rio de Janeiro, com apoio da Prefeitura de Nova Iguaçu, será realizado no Iguaçu Basquete Clube – IBC, no Centro, às 20h.
No mesmo dia, às 9h, atletas vão participar da 6ª Taça José Antônio Ferreira Machado de Kickboxing, evento amador com seletiva para o Campeonato Brasileiro 2017.

 

Secretário vibra

“Quero trazer eventos esportivos de artes marciais para Nova Iguaçu, para que crianças e adolescentes possam se interessar pela modalidade, o que servirá como complemento à educação recebida de seus pais e na escola. A arte marcial disciplina, educa, desenvolve a autoconfiança e o respeito ao próximo”, diz Daniel Martins, secretário de Esporte e Lazer e faixa preta de Kickboxing, Judô e Jiu-Jitsu. O Iguaçu Basquete Clube – IBC fica na Dr. Arino de Oliveira 85. Mais informações: (21) 2604-9005.

 

Para finalizar…

A Secretaria de Educação de Belford Roxo informa: foi adiada a publicação da lista dos candidatos aprovados no processo seletivo realizado entre os dias 3 e 5 de maio. O adiamento deu-se por causa do grande número de inscritos. Os nomes dos selecionados serão divulgados nos próximos dias em data ainda a ser definida.

error: Conteúdo protegido !!