Crianças têm aula de Matemática Financeira em supermercado

Com o auxílio de uma professora, aula escolhe comprar maças durante a atividade

Uma das disciplinas mais temidas de crianças e jovens, mas ao mesmo tempo uma das mais fundamentais no cotidiano de qualquer família é a matemática. Para fazer com que os alunos percam o medo dos números e compreendam a importância deles no dia a dia, uma escola particular de Nova Iguaçu levou estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental a um supermercado da cidade.
A ideia foi fazer com que eles pudessem desenvolver noções de economia e preços dentro do conceito de Matemática Financeira. A iniciativa foi do Colégio Equipe e contou com a parceria da rede Vianense.
“Eles tiveram a oportunidade de administrar o próprio dinheiro e escolherem os produtos de forma independente. Entenderam que a matemática faz parte da rotina da família e pode ajudar em vários momentos, especialmente em economizar na hora de ir ao mercado. Uma lição que levaram para vida”, disse a professora de matemática Bianca Gomes Campean.
Cada estudante levou a quantia equivalente a R$ 20. O objetivo era conseguir comprar o maior número possível de itens diferentes com este valor. Como prêmio, o vencedor ganhou um lanche especial na cantina da escola.
“Adorei participar. Aprendi a economizar escolhendo produtos bons, mas com preços mais baratos. Foi divertido aprender”, garante Beatriz Ferreira, aluna do 5° ano.
Na próxima semana será a vez dos alunos do 2° e 3° anos vivenciarem a matemática econômica através de uma feira que será recriada dentro da escola. Nela, os alunos se transformarão em comerciantes, sendo os responsáveis pelas pesquisas de preços, compra dos produtos e revenda ao consumidor final, no caso, os próprios colegas da escola.
As atividades fazem parte da preparação para a Feira de Empreendedores que será desenvolvida pela unidade Nova Iguaçu/Ser e Crescer no próximo mês de agosto.

error: Conteúdo protegido !!