Visão Geral – 12/05

Bola Cheia

Com o novo setor inaugurado na quarta-feira (10), o Centro Especializado de Saúde Paul Harris, na Posse, em Nova Iguaçu, agora conta com uma sala de fisioterapia equipada com aparelhos modernos e essenciais nos tratamentos dos pacientes com necessidades especiais. A nova sala foi equipada pelo Rotary Club da cidade, parceiro da instituição desde a sua fundação. #Valeu!

 

Bola Murcha

Não são todos, mas, boa parte dos motoristas de ônibus, que trabalha na Baixada Fluminense não gosta dos velhinhos, apelidados por eles de ‘pé-na-cova’. Os que acham que nunca envelhecerão não podem ver um idoso (a) sinalizando com a carteira de identidade na mão, que ‘passam batido’ e deixam o ancião (ã) a ver navios. #VaiasParaOsDesalmados!

 

Cris Gêmeas (PCdoB) sai em
defesa de Miranda (PSDB)

“Quando o assunto é defender a democracia nosso mandato participativo não fica em cima do muro! Meu voto e o voto do PCdoB na Sessão da Câmara de Mesquita nessa terça-feira (9) foi a favor da coerência, da lucidez, democracia, respeito ao resultado das urnas e a decisão soberana do povo em outubro de 2016. Não podemos admitir em nossa cidade, nem aceitaremos passivamente atos que não respeitem integralmente o preceito democrático. O povo foi soberano em sua escolha e a eleição é legítima! Sabemos que estamos vivendo momento difícil no Brasil, no Rio e em nossa cidade, mas é preciso coragem para encarar o fato de estarmos vivendo pouco mais de 100 dias de gestão, e Mesquita com uma dívida herdada e se recompondo politica, administrativa e financeiramente. Por isso, meu voto foi NÃO contra a abertura do processo que cria uma Comissão de Inquérito aprovado por 10 votos a 2. Lutamos bravamente contra o golpe que arrancou a presidenta Dilma de sua cadeira, presidenta que foi legitimamente eleita pelo povo! E se houver qualquer tentativa de descaracterizar a vontade do povo e o resultado democrático das urnas nosso mandato e todas as pessoas que em mim confiaram o voto vão se agigantar, lado a lado, e lutar para que seja respeitada a democracia. Nenhuma saída para a crise em Mesquita pode fugir da normalidade democrática e ultrapassar as barreiras da seriedade no exercício da função. Isso é inadmissível! Lutamos por uma Mesquita melhor, desenvolvida e em pleno crescimento! Deixe o prefeito trabalhar! Mesquita merece respeito!”, postou a parlamentar em sua conta no Facebook.

 

 

Eleitor arrependido

Leitor da coluna que prefere não se identificar reclama da ação que segue multando e rebocando carros em Nova Iguaçu, como fez a Secretaria de Transportes no governo passado, mesmo sem a presença do proprietário. “O pior, diz o leitor, é que os caras são autoritários. Dizem que mau motorista tem de voltar para auto escola e pagar multa. Deixei de votar no Bornier por causa disso; votei no Lisboa pensando em mudanças, mas vejo que dei tiro no pé. Agora, já era. É esperar para ver se eles aprendem”, lamenta o morador do K-11.

 

Seminário de
Turismo
A Secretaria de Turismo de Guapimirim realizará nesta sexta-feira (12), o Seminário de Turismo da cidade. O evento acontecerá na Pousada Sonho Verde, Rua Comandante Bacelar 114 – Teixeira – Centro de Guapimirim, a partir das 13h30, para todos os empresários de hotelaria e gastronomia do município. A mesa será coordenada pelo secretário municipal de Turismo, Humberto Costa, tendo como mediador o subsecretário, Maurício Almeida.

 

Temas diversos
em palestras

Na programação estão previstas palestras sobre diversos temas, como ‘A importância da formalização da atividade turística’, com o diretor de operações da TURISRIO, Sérgio Mello, ‘A importância da integração para o fomento do turismo’, com o presidente da Federação de Convention & Visitor Bureau do Rio de Janeiro, Marco Navega, ‘A importância da hotelaria e gastronomia para o roteiro turístico’, pelo SENAC, além de debates e levantamentos de demandas e a apresentação do calendário de eventos 2017.

 

Prende ‘Zé Ninguém’ e solta Zé Dirceu

Segundo o diretor da Organização Transparência Brasil, Cláudio Abramo, “no Brasil existem duas Justiças: uma para prender e manter na prisão o ‘Zé Ninguém’, ou ‘Zé Povinho’, e outra para soltar o Zé Dirceu”.
O brasileiro não acredita mais em políticos e agora também em boa parte da Justiça. Um exemplo: o ‘ministro do STF, advogado Dias Toffoli, foi reprovado duas vezes em concursos para ser magistrado, juiz, mas foi para a alta Corte mesmo assim, indicado pelo então presidente Lula. Antes, sempre trabalhou com Zé Dirceu (a quem ajudou sair da cadeia). Mais: quando teve a certeza que iria para o STF, deixou a esposa no seu lugar, na equipe do Zé. #VergonhaNacional.

 

Criança no ensino
fundamental

Para ingressar no ensino fundamental, a criança deve ter seis anos completos até 31 de março do correspondente ano letivo. Essa regra, estipulada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), foi reafirmada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que reformou decisão da primeira instância.
O debate teve início após o Ministério Público Federal solicitar a proibição da regra e que fosse assegurada a matrícula de crianças menores de seis anos no ensino fundamental.

 

Criança no ensino
fundamental

A Justiça Federal em Itabuna (BA) chegou a proferir sentença retirando os efeitos das normas, mas a Advocacia-Geral da União recorreu, e a decisão foi revertida com base na jurisprudência consolidada pelo Superior Tribunal de Justiça. Os advogados da União explicaram que a regra prevista nas resoluções 1/2010 e 6/2010 do CNE atende ao comando dos artigos 32 e 87 da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), que preveem a idade de seis anos para a matrícula do aluno no primeiro ano do ensino fundamental.

 

Para finalizar…

Antes dos seus anos, a criança não consegue captar o espírito de estar na escola para aprender. Uma das leitoras do JH, mãe do Vítor, de 3 anos, moradora de Vila de Cava, conta que seu pequeno brinca mais com seus coleguinhas do que estuda as primeiras lições. “Para ele tudo é diversão”, conta.

error: Conteúdo protegido !!