Cidades da Baixada terão esquema especial no Dia D contra a gripe

Em Nova Iguaçu, cerca de 28 mil pessoas já foram vacinadas desde o início da campanha nacional, em 17 de abril
Alziro Xavier/PMNI

Faltando menos de 15 dias para o fim da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, pouco mais de 830 mil pessoas procuraram os postos de saúde no estado do Rio de Janeiro. O número representa 18,8% do público-alvo do estado, formado por 3,6 milhões de indivíduos considerados mais vulneráveis para complicações da gripe. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorrerá neste sábado (13) e também vai movimentar os postos de saúde das cidades da Baixada Fluminense.
Em Nova Iguaçu, 65 unidades estarão disponíveis à população em horário especial, das 8h às 17h. A campanha de vacinação foi iniciada em 17 de abril e, até o momento, cerca de 28 mil iguaçuanos foram imunizados, número ainda considerado baixo pela Secretaria de Saúde.
“No período de inverno o número de casos de doenças respiratórias aumentam significativamente por conta das baixas temperaturas que ampliam a circulação do vírus. O mutirão deste sábado tem como objetivo mobilizar o maior número de pessoas para serem imunizadas. É importante a participação de todos”, alerta o secretário municipal de Saúde, Hildoberto Carneiro.
Quem não puder comparecer aos postos de Nova Iguaçu neste sábado pode procurar as unidades de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 26, data em que se encerra a campanha.
Belford Roxo disponibilizará 25 unidades de saúde para o Dia D, das 8h às 17h. Assim como em Nova Iguaçu, cerca de 28 mil pessoas já foram vacinadas no município. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Norma Rezende, o município está disponibilizando aproximadamente 26 mil doses da vacina e 350 profissionais para atender a demanda neste sábado.
“A imunização é a forma mais eficaz de se evitar a gripe. Estamos seguindo a orientação do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho, e disponibilizamos o maior número possível de locais de vacinação para atender a nossa população”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Silvano Ferreira.
Em Japeri, nove das dez unidades de saúde estarão abertas amanhã. O atendimento será das 8h às 17h. Somente no bairro São Sebastião a vacinação acontecerá na Escola Municipal de Educação Infantil Creche Janderson Alves Correa, que fica na Rua Moacir Ferreira, nº 64.

Queimados tem baixa procura pela imunização

Pessoas que fazem parte do público-alvo devem procurar os postos de saúde
Luiz Ambrósio/PMQ

Dezenove unidades de saúde pública de Queimados estarão aplicando a vacina neste sábado, das 8h às 17h. A Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar mais de 32 mil queimadenses até o dia 26 de maio. Até o momento, apenas 4.100 pessoas receberam a dose da vacina na cidade.
“O ‘Dia D’ é de suma importância porque aos sábados muita gente que trabalha durante a semana pode procurar um posto de saúde, levar os filhos para se precaver contra o vírus, cuidando assim da saúde de toda a família. Estamos empenhados nessa causa e precisamos do apoio da população”, afirmou a secretária de saúde, Dra. Lívia Guedes.

A doença e o público-alvo

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.
É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração.
Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação a crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

error: Conteúdo protegido !!