Aniversário de 129 anos da Lei Áurea é festejado em Mesquita

Neste sábado, dia 13 de maio, será comemorado o aniversário de 129 anos da assinatura da Lei Áurea, que libertou os escravos no Brasil. O governo de Mesquita, através de sua Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Mesquita (Compir), aproveitará a data para promover um debate e também uma cerimônia de valorização à cultura negra em Mesquita. O evento, chamado “Liberta: Os Rumos da Nossa Liberdade”, acontecerá no Centro Cultural Mister Watkins e contará com diversas participações especiais, como da cantora Gau Silva, que se tornou conhecida depois de competir no “reality show” musical “The Voice”, da TV Globo.

A programação começa às 14h, com um tradicional toque para Preto Velho, seguido da entrega de 10 moções a dez emblemáticas casas de religiões africanas do município. Às 15h30, a equipe da COMPPIR promoverá uma roda de conversa para discutir os avanços conquistados pelos negros no país e, principalmente, analisar que outros passos podem ser dados.

Às 17h, a Ong Mundo Novo, da Chatuba, leva seu projeto de dança Arte com Visão ao palco do espaço. Em, seguida, é a vez de Gau Silva se apresentar, por volta das 18h, para um show de samba de raiz, e do Afoxé Odara-Faya. O espaço receberá ainda a exposição “Arte Africana”, do Museu de Etnologia Odé Gbomi. O Centro Cultural Mister Watkins fica na Rua Armando Sales Teixeira 57, no Centro de Mesquita.

error: Conteúdo protegido !!