Hospital da Mulher pede doações

 

A próxima sexta-feira é dedicada ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano, mas engana-se quem pensa que se trata de uma data festiva aqui na região. No banco de leite do Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti, há apenas 30 litros estocados, quando o ideal seria ter cerca de 550 litros.

Mas o drama é ainda maior, já que, atualmente, só existem duas doadoras de leite para atender toda a demanda da unidade de saúde. No local, há pelo menos 40 crianças que necessitam se alimentar de leite materno. Como a quantidade não é suficiente, os recém-nascidos acabam tendo que tomar leite obtido através de fórmula.

“O ideal é o leite materno. Mas nosso estoque é baixíssimo. Na ausência, damos a fórmula”, contou Michele Bertolo, responsável técnica pelo banco de leite do Hospital da Mulher.

Mãe da pequena Yasmin Vitória, de apenas 1 mês e 1 semana, Elen Cristina de Andrade, de 25 anos, está com o bebezinho na Unidade de Internação (UI) desde que deu a luz à filha. Yasmin nasceu prematura de seis meses e precisa ganhar peso para poder receber alta. Entretanto, Elen não consegue produzir leite suficiente para a própria filha.

“Ela precisa de leite de 2h em 2h, mas eu só consigo dar de mamar uma ou duas vezes ao dia. Quero levar logo minha filha para casa”, afirma Elen, moradora de Belford Roxo.

A situação é semelhante para Thalita Bastos, de 21 anos, que teve Bernardo há apenas 13 dias. O garotinho está na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).

“Seria muito melhor para todas as mães se nossos filhos pudessem se alimentar do leite materno, não da fórmula”, diz a jovem que mora em Nova Iguaçu.

Podem doar leite qualquer mulher saudável e que tenha produção em excedente. Geralmente, mães que acabaram de ter filhos são as mais aptas. Não há um perfil exigido, nem limite de idade para doar.

COMO DOAR?

A voluntária pode se dirigir ao setor do banco de leite do Hospital da Mulher. Lá, ela passa por exames, como de sangue, para atualizar seu estado de saúde.

COMO É A DOAÇÃO?

Se a voluntária estiver apta, ela pode fazer a doação no próprio local ou levar potes para realizar a ordenha em casa. Uma vez por semana, o Hospital da Mulher de Meriti conta com um carro que busca os potes na casa da voluntária. É importante armazenar o líquido num ambiente refrigerado.

ADOLESCENTES

Apesar de poderem doar, os médicos fazem um alerta de que uma das maiores causas de a mulher não conseguir amamentar seu filho é porque teve o bebê muito cedo.

ENDEREÇO

O Hospital da Mulher fica na Avenida Automóvel Clube s/nº, no bairro Jardim José Bonifácio, em São João de Meriti. O banco de leite funciona das 7h às 17h. Mais informações em 2651-9600.

EM CAXIAS

O Hospital de Saracuruna também é um local para doação de leite materno.

error: Conteúdo protegido !!