Documentário 1962 O Ano do Saque estreia na internet

Lançado em 2014 o média metragem ”1962 O Ano do Saque” estreia, agora em 2017, na internet com exibição online pela fanpage (https://www.facebook.com/1962OAnoDoSaque/) neste sábado (13 de maio) às 20h. A Transmissão conta ainda com um bate papo ao vivo com a equipe da produtora Dunas Filmes falando sobre toda a dinâmica e do processo de produção, fazendo também um breve panorama sobre o Brasil atual e o daquela época.

O documentário de Rodrigo Dutra e Victor Ferreira faz um paralelo entre o período pré-golpe nos anos 60 e a crise política dos dias de hoje, apontando sutilmente algumas semelhanças sem deixar de retratar o quão complexo foi aquele ano para a história do país. Em 1962 as forças conservadoras, contra o presidente Jango, criaram um clima de instabilidade no Brasil. Paralelamente à crise política, faltavam aos brasileiros produtos elementares em qualquer cesta básica como, por exemplo, o feijão. Em meio a este cenário aconteceu em Duque de Caxias/RJ um dos maiores saques populares de que se tem notícia no Brasil do século XX caracterizando um dos períodos mais turbulentos do período pré-golpe civil-militar de 1964. O acontecimento marcou não apenas a história da cidade e região, mas também a forma como foi percebida e recebida a força da mobilização popular.

O filme começou a ser produzido em 2012 e estreou no dia 13 de maio de 2014 no Cinema Santa Rosa, último cinema de rua de Duque de Caxias, com quase 800 pagantes em apenas um dia de bilheteria. Após exatos três anos de sua estreia, a produção passa a ficar liberada e disponível na página do filme (que leva o mesmo nome da obra) a partir das 20h do mesmo dia 13. A produção percorreu diversos festivais tendo entrado, em 2015, com exclusividade na grade de programação da Cine Brasil TV.

 

 

error: Conteúdo protegido !!