Visão Geral – 13/05

Bola Cheia

Aula especial de ginástica para comemorar o Dia das Mães em Queimados. Idosas que frequentam pólos de atividades físicas do município se reúnem para praticar exercícios e confraternizar. Muitas delas, além de mães, já são avós e até mesmo bisavós, como é o caso da moradora do bairro Parque Eldorado, Olga Evaristo de Queiroz, de 76 anos. #QueMaravilha!

 

Bola Murcha

A bola mais que murcha vai para os moradores que resolvem espalhar ‘quebra-molas’ sem nenhum critério, nas ruas onde moram. Para evitar carros em alta velocidade, são colocados ‘quebra’ redondo, quadrados e com até dois palmos de altura. A falta de sinalização dos ‘guardas deitados’ pode provocar acidentes envolvendo motos, principalmente na escuridão da noite.

 

Special Olympics na Vila Olímpica de Mesquita

Neste sábado (13), a partir das 8h, a Vila Olímpica de Mesquita sediará atividades esportivas realizadas pela entidade Special Olympics. Na ocasião acontecerá a abertura da Liga de Basquete das Olimpíadas Especiais do Brasil e, simultaneamente, a segunda etapa do Circuito de Atletismo, que contará com 55 alunos portadores de necessidades especiais de Mesquita.
Os atletas do município competirão nas modalidades de corrida, salto em distância e arremesso. Eles terão o apoio da torcida mesquitense, já que o evento é gratuito e aberto ao público. Para alguns dos alunos, essa será a segunda vez que terão a oportunidade de competir nessa modalidade. No dia 25 de março, eles estiveram na Vila Olímpica Clara Nunes, na Fazenda Botafogo, e ficaram radiantes com as medalhas conquistadas.
Além das aulas de Educação Física, que fazem parte do currículo escolar, os alunos treinam para as competições com a professora Miriam Zaparolli, na Escola Municipal Professor Marcos Gil, no Centro de Mesquita, que é referência em Educação Especial na região. Essas atividades extras, além de motivarem os alunos no seu dia a dia, têm sido de grande valia na inclusão e até mesmo no desenvolvimento cognitivo dos mesmos.

 

Sobra ‘seguranças’

Leitor surpreso da coluna informa que uma cena na noite de quinta-feira (11), em um dos bares do Rancho Novo, bairro de Nova Iguaçu, despertou a curiosidade de quem passava pelo local. Um vereador da cidade papeava com várias pessoas, entre elas, seguranças com pinta de policiais. “Pelo que contei, havia sete. Um absurdo!”, exclama a fonte, que pediu anonimato e lamentou não poder fotografar a cena. *O parlamentar deve estar com delírios de grandeza ou pode ter sofrido algum tipo de ameaça.

 

Bilhete Único

Os concessionários e permissionários do transporte coletivo de passageiros do Rio de Janeiro (CCR Barcas, Fetranspor, Metrô Rio e SuperVia) informam que o Governo do Estado não vem repassando integralmente os valores referentes ao subsídio tarifário do Bilhete Único Intermunicipal ao longo de todo o ano de 2017. Atualmente a dívida é de R$ 36 milhões e só tende a aumentar se a quitação não acontecer o mais rápido possível.

 

Governo tira
o corpo

As empresas mantêm diálogo constante com a Secretaria de Estado de Transportes desde o dia 10 de abril para tentar solucionar o problema, que afeta diretamente a operação dos modais. O Estado, no entanto, já informou sobre a impossibilidade de se comprometer com um cronograma de pagamento.
*É o tal negócio: o Estado não repassa o que deve por conta da crise financeira e a queda-de-braço tem tudo para atingir os usuários de transportes. Ou seja: a população sempre leva o pior da história.

 

Praça pede socorro em Nova Iguaçu

Moradores próximos da Praça Catatau, no centro de Nova Iguaçu, pedem a restauração do espaço, esquecido pela Prefeitura há alguns meses. Brinquedos deteriorados e aparelhos para exercícios físicos quase sem condições de uso precisam ser trocados. Crianças, jovens e idosos são os mais prejudicados, pois não podem frequentar o local, como antes, segundo informa um dos que ajudam na conservação, como pode, do espaço. A Praça Catatau fica perto da Agência do INSS e do IESA, conhecido como Colégio das Irmãs.

 

Seropédica ganha
Junta Comercial

O prefeito Anabal Barbosa e o presidente da Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Paranhos Velloso Júnior, anunciaram na quinta-feira (11), a parceria que vai facilitar a vida comercial daqueles que têm negócios em Seropédica e que ajudará a acelerar o processo de crescimento da cidade. Trata-se da criação, em 30 dias, do Sistema de Registro Integrado, o Regin, ferramenta que, entre outras vantagens, permitirá a expedição online de alvará. O Regin existe em 66 dos 92 municípios fluminenses.

 

Melhoria nas
finanças

Para se ter uma ideia da importância deste serviço, qualquer cidadão interessado em abrir uma nova empresa em Seropédica tem de se deslocar até Paracambi ou Nova Iguaçu, cidades mais próximas. O serviço oferecido pela Jucerja proporcionará ao prefeito saber, por exemplo, em tempo real, quantos estabelecimentos comerciais, por atividade, existem em Seropédica. Com esta ferramenta, Anabal Barbosa facilitará a vida do cidadão e terá condições de planejar melhor as ações que melhorem as finanças de Seropédica.

 

Para finalizar…

O Regin é, ainda, um importante instrumento para aumentar a arrecadação da cidade, através do pagamento de taxas, alvarás, além de gerar receitas indiretas com a chegada de novos negócios. Agora, a Jucerja vai capacitar, no Rio, técnicos da Prefeitura para inaugurar os serviços, entre eles o alvará online.
*Investimentos na área empresarial-tributária atrai crescimento. Boa!

error: Conteúdo protegido !!