UPA de Comendador Soares é reaberta após seis meses

Pacientes comemoraram a reabertura da unidade onde são feitos atendimentos clínicos e de pediatria e odontologia
Alziro Xavier/PMNI

Desde novembro de 2016, quando precisava de alguma emergência médica, a dona de casa Andreia Augusto da Silva, de 32 anos, levava quase 40 minutos para conseguir atendimento na unidade de saúde mais próxima de sua resistência. Moradora do bairro Rondilânladia, na última quinta-feira (11), Andreia novamente precisou de ajuda médica. Com crise de bronquite asmática, ela procurou a Upa de Comendador, que fica há 10 minutos de sua casa. Lá, conseguiu ser atendida, medicada e já recebeu alta.
Fechada pela gestão passada por conta das péssimas condições de infraestrutura com falta de medicamentos, insumos, médicos e salários atrasados, a unidade foi reaberta nesta quinta-feira.
“Mal pude acreditar quando cheguei aqui e vi aberta, e com médicos, pois tinha vindo ano passado e voltei sem atendimento. Essa unidade é muito importante para população que mora distante do centro. Um alívio saber que agora poderemos contar com ajuda perto de casa”, diz a dona de casa.
Além dos atendimentos de clínica médica e pediatria dia e noite, a população conta agora com mais dois novos serviços: atendimento odontológico de emergência à noite (19h às 7h), inclusive aos finais de semana, e também exame de ultrassonografia no período diurno (7h às 19h), para urgência epacientes agendados pela Central Municipal de Regulação.
“Nova Iguaçu vive uma grave crise financeira, que afeta diversos setores. Mas a saúde não pode esperar a crise passar, ela é prioridade. A reabertura da Upa de Comendador é resultado de um esforço da atual gestão em devolver para população a dignidade na assistência em saúde. Vamos caminhar até reabrir todas as unidades que foram fechadas por conta da má administração na gestão anterior”, garante o prefeito Rogerio Lisboa.
A unidade funciona na Rua dos Quarteis, 221, ao lado da Clínica da Família Emília Gomes, que oferece atendimentos médicos e odontológicos das 8h às 17h. A Upa de Comendador conta com cinco consultórios médicos, sendo dois pediátricos, dois clínicos, um de ortopedia, além de um odontológico, salas de sutura, gesso, medicação e inalação, coleta de sangue, raio-x, ultrassonografia, eletrocardiograma, laboratório, além das salas Amarela e Vermelho para pacientes em observação pediátrica e adulto. Uma base descentralizada do Samu também foi instalada na Upa para agilizar na locomoção dos pacientes mais graves para hospitais.
O município possui ainda mais quarto Clínicas da Família com atendimento 24h, entretanto, três também foram fechadas pela outra gestão. Somente a de Vila de Cava permanece atendendo na emergência. As demais atendem apenas ambulatório.
“A meta é reabrir essas unidades. Para isso, estamos pleiteando junto ao Ministério da Saúde a habilitação delas como Upas. Assim, passarão a receber verba federal. Antes, eram custeadas apenas pelo município – cerca de R$ 800 mil/mês cada, o que é inviável para realidade que encontramos o município. Com a habilitação, cerca de R$ 250 mil deste valor será custeado com verba federal”, afirma o secretário municipal de Saúde, Hildoberto Carneiro.

error: Conteúdo protegido !!