Mesquita se destaca para “1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial”

 

O município de Mesquita, através de sua Secretaria Municipal de Assistência Social, foi selecionado para participar da “1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial”, que será apresentada no X Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, entre os dias 24 e 26 de maio, em Brasília. A experiência que será apresentada pelo município no encontro trata da identificação de índices de vulnerabilidade das famílias inseridas no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais.

“Esse resultado nos motivou bastante, porque tivemos poucos meses para utilizarmos nossa base de dados do CadÚnico”, valoriza Erika Rangel de Souza dos Santos, subsecretária de Assistência Social de Mesquita. “A partir da experiência que enviamos, identificamos que famílias estão com uma vulnerabilidade social maior e, com os resultados, podemos promover ações e políticas públicas que possam ajudar a diminuir essa vulnerabilidade e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida dessas famílias”, explica Cristina Quaresma, secretária de Assistência Social do município.

Todos os 5.570 municípios do Brasil foram convidados a descrever suas experiências sobre o assunto, com a possibilidade inclusive de inscreverem mais de uma experiência. Apenas 25 delas, no entanto, foram escolhidas para a apresentação. Nessa seleção, Mesquita se destacou e ficou entre as 10 primeiras selecionadas, tendo sua ida à 1ª Mostra de Experiências em Vigilância Socioassistencial custeada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. A mostra tem o objetivo de identificar e dar visibilidade às iniciativas municipais na área da Vigilância Socioassistencial e Mesquita foi a única cidade do estado do Rio de Janeiro selecionada.

 

error: Conteúdo protegido !!