Nota 10, ministro Barroso

*Gilberto Simões Pires

Para não perder o FOCO volto a escrever sobre a nossa falida e injusta PREVIDÊNCIA SOCIAL. Desta vez faço minhas as palavras do ministro do STF, Luís Roberto Barroso, durante a palestra que proferiu na conferência de abertura do -BRAZIL FORUM UK 2017-, na semana passada, em Londres.
>> AFIRMAÇÕES IMPORTANTES – Barroso, que antes de tudo é socialista, afirmou com absoluta convicção que a REFORMA DA PREVIDÊNCIA é tardia e, portanto mais do que necessária: é inadiável. Além disso, o ministro falou sobre a necessidade de restringir o foro privilegiado, anotando que serviria como poderoso instrumento de combater a corrupção.
>> TIROU DAQUI… – Quando Barroso explicou que “O setor previdenciário brasileiro é uma imensa transferência de renda dos pobres para os ricos, porque os 30 milhões de pensionistas no INSS custam um pouco mais do que 1 milhão de aposentados no setor público e todo o resto da sociedade financia essa transferência de renda”, imaginei que o ministro tirou tais palavras do Ponto Critico. Só pode…
>> TRISTEZA ENORME – A minha convicção ganhou ainda mais força depois do que o ministro do STF disse: – “Quando vejo um pobre contra a reforma da Previdência me dá uma tristeza enorme, porque ele não sabe que está pagando a aposentadoria de um sistema que é feito para tirar dinheiro dele. Se pobre estiver sustentando rico, o sistema é perverso e injusto, portanto tem que mudar”. Pergunto aos leitores: – Vocês já não leram isto aqui? Certamente que sim!
>> REFORMA POLÍTICA – Para completar a sua conferência, Barroso atacou outros graves problemas pendentes de solução no nosso empobrecido Brasil, como: 1-a necessidade de uma reforma política, com a diminuição do custo da eleição, e uma ampla restrição ao foro privilegiado para combater a corrupção no Brasil.
>> ENXUGANDO GELO – Ao finalizar, Barroso emendou: “O sistema político brasileiro reprime o bem e potencializa o mal”, disse o ministro, que complementou dizendo: “Sem mudar o sistema político, toda energia que gastamos vai se dissipar em nada, pois ficamos num sistema onde o direito penal fica enxugando gelo”.
>> LIDO, OUVIDO E COMPREENDIDO – Deixo bem claro que não simpatizo nem um pouco com o ministro Barroso por várias questões. Entretanto, não posso deixar de elogiar o que pensa e diz sobre estes graves problemas ou injustiças que atacam o nosso país por todos os poros. Tomara que seja lido, ouvido e bem compreendido pelos nossos Congressistas.

*Gilberto Simões Pires é jornalista. Publicado originalmente no /Ponto Crítico.Com/ em 16.05.2017.

error: Conteúdo protegido !!