Diversão e Lazer – 17/05

Exposição no Rio homenageia 70
anos da criação do biquíni

Agência Brasil

A peça revolucionou a moda e ajudou a transformar o comportamento da mulher

Criado em 1947 pelo engenheiro e designer de roupas francês Louis Réard, o biquíni, traje de banho que revolucionou moda e transformou o comportamento da mulher, está completando 70 anos. O aniversário desta peça icônica do vestuário feminino ganha uma homenagem no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB Rio), que inaugurou na noite de de segunda (15), para convidados, a exposição Yes! Nós Temos Biquíni , reunindo 120 obras que promovem o diálogo entre a moda e a arte, além de estimular a discussão sobre temas atuais como o empoderamento feminino e os padrões de beleza impostos pela sociedade.
Com um olhar bem brasileiro sobre o traje, a mostra abrange looks icônicos e históricos de moda praia, fotografias, pinturas, esculturas, vídeos, ilustrações, instalações, artefatos históricos e um amplo material iconográfico. Performances, debates e um ciclo de cinema também fazem parte da programação, que ocupará o 2º andar do centro cultural até 10 de julho.
“Esta exposição traz uma diversidade, que sempre buscamos para a programação do CCBB e apresenta um diálogo entre o elemento de maior representação brasileira na moda mundial com obras de arte contemporâneas que desafiam o visitante a interpretar essas associações”, disse o gerente-geral do CCBB Rio, Fabio Cunha.
Para a jornalista e consultora de moda Lilian Pacce, curadora da mostra, a força de uma peça tão pequena como o biquíni brasileiro, “basicamente quatro triângulos de tecido”, está diretamente ligada ao empoderamento feminino ao longo do último século e vai muito além da praia em si.

‘Yes! Nós Temos Biquíni’ promove diálogo entre moda e arte

A exposição traça um percurso que começa com uma explicação sobre a criação do designer francês, que ousou diminuir a calcinha de cintura alta e revelar o umbigo da mulher. O mundo vivia o início da era atômica e Réard queria que sua ideia fosse tão explosiva quanto os primeiros testes nucleares no atol de Bikini e daí surgiu o nome da peça.
Na sala seguinte, o visitante descobre que, apesar de ser uma criação francesa, o crédito pela invenção do biquíni poderia caber aos índios brasileiros e sua forma de cobrir o corpo. Tangas marajoaras datadas do período pré-colombiano, cedidas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP), mostram que os trajes eram usados no país muito antes do descobrimento, mas não eram vistos como “roupa” pelo olhar moralista dos colonizadores portugueses.
Obras de artistas plásticos e criações de estilistas que propõem uma reflexão sobre o corpo e a praia e a relação entre moda e arte ocupam a terceira sala da exposição. Inspiração mútua e parcerias inusitadas entre artistas e grifes – Beatriz Milhazes, Glauco Rodrigues e Jorge Fonseca para Blue Man, J. Carlos para Salinas, Gonçalo Ivo e J. Borges para Amir Slama e Maria Martins para Adriana Degreas – são os destaques, assim como Stripencores, obra de Nelson Leirner de 1967 que ganhou um quinto elemento criado especialmente para a mostra.
Cenas de praia captadas pelas lentes de renomados fotógrafos como Pierre Verger, Alair Gomes, Fernando Schlaepfer, Otto Stupakoff e Thomaz Farkas ocupam a sala seguinte, que tem contraponto o trabalho de nomes que ajudaram a criar a identidade da moda praia brasileira e projetá-la mundialmente, como Gisele Bündchen clicada por Jacques Dequeker no início dos anos 2000, já famosa – e ainda Antonio Guerreiro, Bob Wolfenson, Claudia Guimarães e Klaus Mitteldorf, entre outros.
Outro destaque é o trabalho do ilustrador e figurinista Alceu Penna, que na extinta revista O Cruzeiro “ditava” tendências de moda, com As Garotas do Alceu. Na última sala, o visitante é convidado a compartilhar experiências de praia, diante das obras de Cássio Vasconcellos, Katia Maciel e Leda Catunda, e da pergunta que fica: qual é a sua praia?

 

Shopping inaugura playground da Peppa Pig

A atração começa nesta quinta, 18, e vai até 18 de junho. Os ingressos custam R$ 15

Os fãs da porquinha mais querida do mundo infantil terão uma grande surpresa a partir do dia 18 de maio no Recreio Shopping, quando será inaugurado o playground indoor da Peppa Pig. O evento trará uma experiência exclusiva para as famílias da região divertirem seus filhos com brincadeiras lúdicas. O Peppa Pig Playground ficará em cartaz até o dia 18 de junho.

Localizado na Praça de Eventos (1º piso), o espaço terá 102 m² de área, com decoração e temática desenvolvida para estimular a coordenação motora e a interação com outras crianças e objetos. Serão duas áreas separadas, onde os pequenos viverão momentos únicos no mundo da Peppa.

Na primeira parte do evento, um portal de arco-íris abre as portas para a brincadeira, além de um gigantesco balão com a personagem Miss Rabit e da tradicional e querida casa da Peppa, que antecedem muita animação. Com capacidade para 30 crianças, será cobrado ingresso de R$ 15 para a brincadeira no grande playground. No espaço, um labirinto com tubos coloridos, túneis, escorregadores de vários tamanhos e um enorme tobogã serão o foco da diversão dos pequenos, que ainda terão uma piscina com 40 mil bolinhas para muitas aventuras durante a visita.

A segunda área terá visitação gratuita e a criançada poderá curtir e tirar muitas fotos de lembrança na cenografia construída com toques do premiado desenho animado, com um trem com bonecos da família da Peppa em fibra e balanços em formato de patos para os pequenos. Uma área para desenhos e uma cama elástica completam a diversão.

A presença da personagem Peppa Pig não podia faltar e vai abraçar, interagir e tirar fotos com a criançada.

 

Rita Porto se apresenta no bar do Hotel Vila Galé

Intitulado “Rita Porto canta Bethânia”, show será realizado no bar Vinicius de Moraes

Conhecida como “Abelha Rainha da MPB”, a cantora Maria Bethânia é homenageada em show da cantora Rita Porto, que será realizado no próximo sábado, 20, às 21h, no bar Vinicius de Moraes do hotel Vila Galé Rio de Janeiro.
Além do show, os espectadores poderão jantar no restaurante do hotel. De acordo com o gerente geral do Vila Galé Rio de Janeiro, Vasco Pinheiro, a ideia é dar aos clientes a oportunidade de apreciar iguarias da gastronomia contemporânea e, em seguida, assistir a uma apresentação memorável. “Desejamos manter o Vila Galé como o principal ponto cultural na região da Lapa e transpô-lo para a noite carioca, sendo que a nossa expectativa é elevada, em face do valor consagrado da artista”, explica Vasco Pinheiro.
Nascida em Portugal, Rita Porto interpreta sucessos da artista brasileira, tais como “Mel”, “Nigue”, “Alguém me avisou” e “Rêconvexo”. Com 21 anos de carreira, Rita já se apresentou nas principais capitais do mundo e pela segunda vez realiza a apresentação no bar Vinicius de Moraes.

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