Visão Geral – 17/05

Bola Cheia

No sábado (13), durante o Dia D de mobilização da campanha de vacinação contra a gripe, a Prefeitura de Belford Roxo disponibilizou 25 unidades de saúde para a população. A campanha continua em todos os postos até 26 deste mês. Já foram vacinadas cerca de 24 mil pessoas, sendo que 20 mil apenas no último sábado. #PrevençãoÉoMelhorRemédio. #Aplausos

 

Bola Murcha

Com o país atolado do oiapoque ao chuí no mar de lama da corrupção, graças (também) ao modelo da política e dos políticos (maioria) vigente, ainda tem ‘cara de peroba’ que propõe aliança entre Lula, FHC, Maluf, Sarney, Collor, Aécio, Dilma e outros do mesmo time para “mudar o país”. #FalaSérioNé

 

Melhora na qualidade de vida do idoso

Gabriela Mineiro/Divulgação

Estimular as funções cognitivas como, por exemplo, a leitura e a prática de jogos com palavras para aumentar o vocabulário, pode adiar o aparecimento dos sintomas da demência na fase de envelhecimento da pessoa. É nessa linha de atuação que o projeto “Grupo de estimulação cognitiva para idosos”, da professora do curso de graduação em Psicologia Camila de Assis Faria (foto), está despertando a atenção no Serviço de Psicologia Aplicada do Centro Univesitário Uniabeu (SPA/Uniabeu), de segunda-feira a sábado.
De acordo com a professora Camila Faria, o objetivo do projeto é promover a melhora do desempenho de idosos nas atividades da vida diária e em tarefas de memória, atenção, funções executivas e linguagem. Contando com o envolvimento de dez alunos do 10º período de Psicologia, ela conta que a ideia é atender, por semestre, cerca de 50 idosos no SPA. “A estimulação das funções cognitivas pode adiar o aparecimento dos sintomas da demência e melhorar a qualidade de vida e autonomia do idoso”, comenta a professora. Segundo ela, no SPA, os idosos são submetidos a testes neuropsicológicos antes e após a participação no grupo de estimulação cognitiva. “Aplicamos testes de memória, atenção, funções executivas, fluência verbal, funcionamento cognitivo global do idoso e escalas de atividades da vida diária”, conta. É público e notório o crescimento da população idosa em todo o mundo. Diante desse quadro, a preocupação com o aumento do número de pessoas com perda de memória tende a crescer. “O declínio da memória é uma das queixas mais frequentes no envelhecimento. Os idosos com déficit na memória ou em outras funções cognitivas podem apresentar dependência para a realização de tarefas da vida diária”, destaca Camila.
Para diminuir as falhas de memória e atenção, e melhorar a autonomia e qualidade de vida, Faria recomenda que o idoso busque orientação e participe do “Grupo de estimulação cognitiva para idosos”. “Sob a minha supervisão, os alunos de Psicologia vão realizar atividades de planejamento e resolução de problemas para a estimulação das funções executivas. Ou seja, vamos discutir o que fazer diante de um problema. Faremos também treinamento de estratégias de memorização e dinâmicas com jogos que estimulem a atenção”, explica.
Participar do “Grupo de estimulação cognitiva para idosos” é simples. Basta fazer a inscrição através do site da Uniabeu no link http://www.uniabeu.edu.br/cadastrospa.php, colocando entre parêntese estimulação cognitiva para idosos, ou ligar para 2104-0468 e obter mais informações.

 

Quatro anos no STF

Ontem, na coluna do Lauro Jardim em O Globo: Lindbergh Farias deve se tornar alvo de mais um inquérito no STF, a partir da delação de Mônica Moura, que o acusa de pagar os serviços de João Santana com dinheiro de caixa dois da OAS. Beleza. Mas, até hoje, o STF ainda não concluiu um inquérito aberto em 2013 para investigar o petista por suspeita de corrupção passiva. É um dos casos remanescentes da gestão de Lindbergh na Prefeitura de Nova Iguaçu. Outros dez foram arquivados no STF.

 

Rebocar na marra
é burrice

Como esta coluna alertou no ano passado, rebocar carros com a presença do proprietário, ou não, é um ‘tiro no pé político’ ou falta de inteligência dos que dirigem o setor de transporte nas prefeituras ou governos estaduais. Em Nova Iguaçu, parece, essa prática voltou e fez alguns eleitores da dupla Rogério-Ferreirinha se arrependerem do voto que deram aos dois. Rebocar engorda o caixa da prefeitura, mas… Voltaremos ao assunto, com depoimentos de quem viveu essa experiência amarga.

 

Vila Olímpica

Ainda de Nova Iguaçu, o estado de abandono da Vila Olímpica apavorou meio mundo que passou pelo portão principal do espaço, há semanas. Com a divulgação negativa na imprensa, a prefeitura tratou de aparar o matagal e até o prefeito Rogério Lisboa se mexeu. O rapaz aterrissou em Brasília e correu atrás de seus conhecidos no Ministério do Esporte, comandado pelo amigo Leonardo Picciani (PMDB). Além de ter apoiado, no sapatinho, a eleição de Lisboa, os Picciani poderão socorrê-lo na restauração da Vila Olímpica.

 

Procon de Meriti
fechou

O Procon estadual em São João de Meriti encerrou atividades na última segunda-feira (15). As audiências e os retornos agendados foram remanejados para o posto do Centro do Rio (Avenida Rio Branco, 25, 5º andar), nas mesmas datas e nos mesmos horários inicialmente marcados.. Os consumidores podem fazer reclamações nos outros postos do Procon ou pelo aplicativo gratuito “Meu Procon-RJ”, para smartphones com Android. Outra opção é fazer a reclamação no portal consumidor.gov.br, do Ministério da Justiça, que também pode ser acessado pelo site do Procon-RJ.

 

Secos & Molhados
pega o Guanabara

Na segunda-feira (15), o Procon Estadual colocou nas ruas mais uma Operação Secos e Molhados. Os alvos da fiscalização foram quatro filiais de supermercados de Duque de Caxias. Um supermercado foi autuado e cerca de 12 kg de produtos impróprios ao consumo foram descartados. O supermercado autuado foi o Guanabara localizado na Rua Tenente José Dias, 460, em Duque de Caxias. Lá, foram encontradas na câmara frigorífica do açougue, peças de filé mignon com etiqueta informativa de validade com prazo superior ao fixado pelo fornecedor.

 

Para finalizar…

As prateleiras das câmaras frigoríficas do mesmo Guanabara apresentavam ferrugem e os fiscais deram o prazo de 15 dias para os devidos reparos. Além disso, havia produtos vencidos, entre os quais, seis quilos de mussarela, 400 gramas de queijo minas padrão, quatro quilos de bolinho de bacalhau e dois quilos de mistura para bolo de chocolate.

error: Conteúdo protegido !!