
PMBR
Cerca de 200 pessoas estiveram na Praça Eliaquim Batista, no Centro, participando do programa “Economia Solidária em Ação”, realizado pela Prefeitura de Belford Roxo, através da Secretaria de Trabalho e Emprego. Cerca de 30 artesãs ministraram oficinas gratuitas no município. Artesanatos feitos em papelão, fitas, papéis reciclados, foram transformadas em vasos de flores, sachês e bolsas. Os participantes levaram para casa as peças confeccionadas.
De acordo com o secretário da pasta, Jadir Elias, o programa atende a vários bairros e visa ajudar a população aprender a arte e também a ter uma renda extra. “O curso, que acontece quinzenalmente na sede da secretaria, serve como uma terapia e ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, explicou o secretário.
A coordenadora do Fórum de Economia Solidária de Belford Roxo (Fesbel), Tereza Christina Santos, informou que são cerca de 300 pessoas que fazem parte do programa. “O Economia Solidária é um projeto social que atende várias comunidades do município. Procuramos dar dignidade às pessoas, ensinando cursos de artesanato e proporcionando uma melhor qualidade de vida”, explicou.
A dona de casa Fernanda Carvalho de Souza esteve na praça e participou do curso. “Achei muito interessante. Consegui aprender a fazer um sachê”, disse. A artesã Maria da Conceição da Silva, de 36 anos, que é uma das participantes do programa, disse que gosta muito do que faz. “E agora, com apoio da Prefeitura, a ação vai se fortalecer ainda mais”, vibrou.