Violência sexual infantil em debate

Segundo Daniela Carneiro, em 2016 foram registrados 46 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Belford Roxo
Rafael Barreto/PMBR

Dezoito de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em atenção à data, as prefeituras de Belford Roxo e Mesquita promoveram, ontem, atividades para alertar a população sobre o tema.
Em Belford Roxo, a secretaria de Ação Social e Cidadania, em parceria com Furnas Centrais Elétricas, realizou, na Uniabeu, o seminário “A Atuação Multiprofissional no Enfrentamento da Violência Sexual de Criança e Adolescente”, que teve como objetivo mobilizar a sociedade civil organizada para ajudar a combater o problema. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, Belford Roxo registrou 27 casos de abuso contra crianças e adolescentes.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Cidadania, Daniela Carneiro, em 2016 foram registrados 46 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. “Muitas mães se acovardam com medo e não denunciam. É um crime silencioso que deixa traumas. Em apenas cinco meses, já temos mais da metade de casos em relação aos números do ano passado, que foram 46′”, concluiu. Foram debatidos os seguintes temas: “Abordagem do Trabalho Multidisciplinar”, “Ferramentas para o Trabalho Multidisciplinar” e “Lugar seguro”.
Coordenadora programática da Visão Mundial (Ong que cuida de crianças e adolescentes em cerca de 100 países), Milena Silva acentuou que, em geral, as crianças sofrem abusos de pessoas conhecidas. “Normalmente é alguém da própria família que comete o crime. A pessoa vai ganhando a confiança da criança até consumar o ato de abuso. Mas é importante denunciar aos conselhos, polícia ou ligar para o Disque 100 (telefone que recebe demandas relativas a violações de Direitos Humanos)”, alertou.

Mesquita distribui flores

Tenda foi montada no Paço Municipal
Divulgação/ PMM

A Prefeitura de Mesquita também celebrou a data de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes com atividades realizadas no Paço Municipal. As ações foram feitas através de parceria entre as secretarias de Educação, Cultura e Saúde, por meio da ATAV (Área Técnica de Ações contra a Violência) e a ODS Municipal (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), programa das Nações Unidas em parceria com a prefeitura.
Em alusão ao slogan “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, campanha do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, foram distribuídos informativos e flores amarelas, símbolo da mobilização. “A flor representa a pureza das crianças e adolescentes, que precisam ser protegidos. Quanto mais vulnerável é a criança, maior é o risco de abusos. Por isso queremos chamar a atenção da população”, destaca Josiany do Nascimento, coordenadora da ATAV.

error: Conteúdo protegido !!