Mesquita vacina contra gripe em 18 unidades de saúde até dia 26

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) termina no dia 26 de maio. Em Mesquita, 18 unidades de saúde estão à disposição da população para a vacinação. O atendimento é das 8h às 17h. A equipe do Serviço de Imunização, da coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, alerta para que os moradores não percam o prazo.

A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário. Até o dia D de mobilização, realizado no dia 13 de maio, 12.854 doses foram aplicadas. “Tivemos uma boa procura de puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) e de idosos, mas pedimos que a população não deixe de se vacinar, pois a influenza pode ser perigosa em alguns casos”, explica Sabrina Louroza, chefe do Serviço de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

Moradores, como a dona de casa Marlene Almeida, 58 anos, aprovaram o atendimento nas unidades de saúde. “Eu tomei a vacina na unidade Alto Uruguai.  Foi rápido, simples e a equipe foi muito atenciosa. Minha filha mora em município vizinho e lá ela não conseguiu vacinar a minha neta, de seis meses, pois o atendimento estava demorando muito, fora quando não tinha a vacina. Como fico com minha neta para que a minha filha possa trabalhar vou indicar para que ela tome a vacina da gripe aqui em Mesquita. Ela já tomou outras vacinas na unidade de saúde Paraná, e lá também foi muito bom”, ensina Marlene, moradora do bairro Coreia.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais)

Podem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (doença crônica respiratória, cardíaca, renal, hepática ou neurológica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias) e trabalhadores da saúde. Este ano os professores das escolas públicas e privadas foram incluídos no grupo de vacinação. Também podem ser vacinados povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

 

error: Conteúdo protegido !!