Japeri vai ganhar Mercado do Produtor

O prefeito Carlos Moraes visitou a Feira da Agricultura Familiar e conversou com produtores
Geraldo Perelo/PMJ

O prefeito de Japeri, Carlos Moraes, disse na sexta-feira (19) que já está negociando uma grande área no bairro Teófilo Cunha, próximo ao Arco Metropolitano, para a construção em breve do Mercado do Produtor Rural de Japeri.
O anúncio foi feito pela manhã, durante a inauguração da nova Feira da Agricultura Familiar de Japeri, também conhecida como Feira da Roça. Desativada há cinco meses, ela volta a funcionar a pleno vapor, às quintas-feiras, na Rua Leni Ferreira, em Japeri, e às sextas-feiras na Rua Olivier Ramos de Oliveira, em Engenheiro Pedreira.
Para Carlos Moraes o perfil de cidade dormitório só vai mudar quando Japeri se transformar numa região produtiva, atraindo empresas, gerando empregos, renda e riqueza.
Já o secretário de Agricultura e Pesca, Reginaldo Santos, disse que a Feira da Roça de Japeri volta à sua atividade normal com um olhar diferenciado do governo municipal, o que permitiu sua revitalização com padronização das barracas, dando dignidade ao trabalho dos produtores rurais de Japeri.
O superintende no Rio do Ministério da Agricultura, Essionar Gomes, anunciou durante a solenidade que o Governo Federal também está liberando um caminhão Iveco 170E22 para ser usado pelos produtores rurais no projeto da Feira Itinerante nos bairros da cidade.
Responsável, em 2016, por um faturamento de R$ 948 mil, a Feira da Roça tem como finalidade a venda direta ao consumidor de produtos de pequenos proprietários rurais, como verduras, legumes, frutas, queijos, linguiça, mel e pinga, entre outras mercadorias cultivadas no campo.
Agricultor do bairro de Jaceruba, José Sabino da Graça, 74 anos, festejou a volta da Feira da Roça, onde vende aipim, feijão de corda, inhame, bata doce, farinha e limão, entre outras mercadorias.
“Essa feira nos permite expor e comercializar produtos orgânicos de qualidade, sem qualquer química que possa prejudicar a saúde do consumidor. Ela ajuda também a melhorar a economia doméstica”, justificou.
Responsável pelo Selo de Identificação da Participação da Agricultura Familiar (SIPAF) no Ministério do Desenvolvimento Agrário, Simone Barreto disse que a volta da Feira da Roça de Japeri é o reconhecimento da Prefeitura sobre a importância do produtor rural. “Você cria pontos fixos que facilitam a vida do consumidor na hora de buscar produtos de qualidade”, frisou.
Para a delegada federal do Desenvolvimento Agrário, Danielle Christian Ribeiro Barros, Japeri é uma cidade de farta vocação agrícola. Por isso mesmo, que não pode ficar escondida na parte mais rural da cidade.
“A produção rural precisa estar exposta na área mais urbana. Até porque, a Feira da Roça tem a possibilidade de mostrar aquilo que a cidade dispõe na sua agricultura, valorizando o produtor, referendando o produto e, de alguma forma garantindo visibilidade da agricultura familiar para que ela possa efetivamente comportar a cesta básica da população”.
Na avaliação do deputado federal Áureo Ribeiro a agricultura familiar é importante para garantir produtos saudáveis uma melhor qualidade de vida da população.
A solenidade contou ainda com a presença dos secretários municipais Luiz Barcelos, de Desenvolvimento Econômico; José Célio de Araújo, o Celinho; de Esporte; de Amaro Ferreira, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japeri; Célia Regina, coordenadora da Feira da Roça; Márcio Clemente, da Emater; Cássio Rodrigues, do Incra; além dos vereadores Clésio Pedrosa e José Valter de Macedo, o Val.

error: Conteúdo protegido !!