
Foto: Rafael Barreto
A Festa de Santo Antônio de Duque de Caxias terminou no domingo (14), com um saldo bastante positivo. Desde 2013, quando ganhou um novo formato com o apoio da Prefeitura, a comemoração do padroeiro vem atraindo cada vez mais visitantes. Durante quatro dias, a secretaria municipal de Defesa Civil e Políticas de Segurança estima que mais de 200 mil pessoas circularam entre a Catedral de Santo Antônio e a Praça do Pacificador, participando da mais tradicional festa religiosa da cidade.
“Acredito que tivemos um resultado muito positivo esse ano. Estamos caminhando para o formato ideal. Isso leva tempo, mas acredito que demos um importante passo com a organização dessa edição. A cada festa de Santo Antônio vamos ganhando mais experiência e aprendizado. Nosso objetivo é trazer o orgulho para população duquecaxiense”, afirmou a produtora Sheila Valle, realizadora da festa.
O prefeito Alexandre Cardoso, acompanhando da primeira-dama e secretária de Ações Institucionais, participou de todos os dias da festa e lembrou a importância do evento para cidade. “Foi uma honra muito grande para Prefeitura poder mais uma vez apoiar um movimento cultural-religioso que é histórico para cidade. Essa festa existe graças à dedicação de todos os envolvidos na organização e ao apoio de nossos parceiros. Não teve nenhum custo para os cofres do município”, destacou.
Para atender o grande número de pessoas que circulou pela festa, foi montada uma grande estrutura. A unidade móvel de Saúde instalada na Praça do Pacificador registrou 514 atendimentos para verificação de pressão arterial, sendo 137 encaminhados para o programa de hipertensão na unidade de saúde mais próxima. Também foram feitos 121 atendimentos médicos, na grande maioria ocasionados por excesso de bebidas alcóolicas, e distribuídos cerca de 10 mil preservativos. Ambulâncias foram disponibilizadas em pontos estratégicos para casos de emergência.
A segurança ficou por conta do efetivo da Guarda Municipal e das polícias Militar e Civil. Para controlar o tráfego de carros pela região, o Departamento de Trânsito mobilizou 160 agentes e controladores. A Avenida Governador Leonel de Moura Brizola, entre os trechos da Rua Nunes Alves e Avenida Doutor Manoel Telles, foi liberada na manhã desta segunda-feira (15/6).
A limpeza da festa utilizou 360 profissionais do Departamento de Limpeza Urbana, da secretaria municipal de Serviços Públicos, divididos em três turnos. Durante os quatro dias foram recolhidas 21 toneladas de lixo
Presente com uma equipe de conselheiros tutelares, técnicos na tenda de Defesa Civil para amparo e assistência técnica no caso de crianças perdidas e uma equipe do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), a secretaria municipal de Assistência Social e Direitos Humanos esteve em prontidão para abordagem e acolhimento de moradores de rua.