Projeto estimula percepção e orientação dos alunos japerienses

O prefeito Carlos Moraes entrega certificado de participação a aluna da rede de ensino do município  
Geraldo Perelo/PMJ

Aproveitando o Dia Mundial de Orientação, comemorado em 24 de maio, a prefeitura lançou o projeto “Corrida orientada – cidadania para todos”. O objetivo é aplicar as técnicas e benefícios do esporte no ambiente escolar. A primeira atividade aconteceu, na terça-feira (23), na Escola Municipal Vila Conceição e contou com a participação do prefeito da cidade, Carlos Moraes, e da secretária de Educação, Roberta Bailune.
Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados em um determinado terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola.
O projeto piloto será colocado em prática nas escolas municipais Teófilo Cunha, Vila Conceição e Pedra Lisa, durante dois meses. Em seguida, será avaliado e ampliado para toda a rede. Estudantes do 4º ano em diante poderão participar. Durante o lançamento do “Corrida orientada – cidadania para todos” os alunos seguiram por um labirinto que foi montado na quadra da escola e aplicaram as técnicas básicas do esporte para realizar a corrida. Nas próximas atividades o esporte será praticado também nas modalidades padrão e de precisão.

Trabalhando a percepção

“Algumas instituições de ensino já realizam atividades e incentivam a corrida de orientação. Esta prática reflete no aprendizado e na vida dos estudantes. Esta é uma das inciativas que vamos oferecer para ajudar nossas crianças cidadãs de bem”, destacou Carlos Moraes.
Para a secretária de Educação o projeto vai ser muito importante para o desenvolvimento dos alunos. “Queremos trabalhar a percepção, autoconfiança, respeito ao meio ambiente e raciocínio dos nossos alunos. E, estamos contando com apoio da Associação de Orientação de Japeri, para que as técnicas sejam aplicadas de forma correta, dentro da realidade escolar e com a participação dos professores de Educação Física”, ressaltou Roberta Bailune.
Crianças aprovam o projeto
Há algumas semanas, o projeto “Corrida orientada – cidadania para todos” foi apresentado para estudantes e professores. Mas, somente após a primeira atividade, as crianças demonstraram o que acharam.
“Hoje foi muito divertido. Adorei estudar e brincar. Não vejo a hora de usar a bússola”, revelou Izabelly do Nascimento Ferreira, de nove anos. Para a aluna do 5º ano, Kaylane Cristina Silva Dutra, a experiência foi ainda mais marcante. “Eu já adoro jogos de labirinto no computador, só que hoje foi diferente, descobri que o mundo real é muito mais legal que o virtual. Quero participar outras vezes”, declarou a menina.

error: Conteúdo protegido !!