A prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro, iniciou nesta quarta-feira (24) o “Projeto Educação Sanitária nas Escolas Rurais”. O objetivo é conscientizar e multiplicar informações às secretarias municipais, aos pais, moradores, para buscar qualidade na saúde coletiva e no meio ambiente e às crianças do 5º ano. O evento aconteceu na Escola Municipal Maria Augusta Lopes. Ao todo, dez escolas municipais estão na lista para trabalhar o projeto. No final do ano, os melhores entre alunos, professores e escolas vão ser premiados.
A coordenadora de Defesa Sanitária Animal, de Educação Sanitária e responsável pelo projeto, Rosa Maria, apresentou o projeto para alunos, diretores e professores. Ao final da palestra todos receberam o material, que é composto por mochila, boné, camisa do projeto e sete histórias em quadrinhos com os temas: febre aftosa, raiva em herbívoros, alimentos seguros, tuberculose, teníase e cisticercose, uso de agrotóxico e o destino das embalagens.
Rosa Maria também falou sobre a satisfação de fazer parte desta parceria. “Eu costumo dizer que educar não é para todos, é para os fortes. Geralmente esse material é oferecido aos municípios, e neste caso, foi Mangaratiba quem solicitou e eu fiquei muito feliz por saber que este município entende a importância deste tema”.
Além de buscar a parceria do projeto, a equipe da secretaria de Meio Ambiente também buscou a capacitação para multiplicar o conhecimento e cada integrante recebeu o certificado no evento.
A aluna Laura Caroline, de dez anos, estava ansiosa para chegar em casa e mostrar para os pais o material que ganhou. “Eu gostei de tudo que aprendi hoje e quando chegar em casa vou contar tudo para o meus pais e vou falar tudo que aprendi para ajudar aos outros”.
O evento contou com a presença do vice-prefeito Renildo Brandão; da secretária adjunta de Meio Ambiente, Verônica Matos; do secretário de Agricultura e Pesca, Adalberto Basílio; a engenheira agrônoma e pesquisadora, Selma Domingos; o chefe de Agropecuária do Rio de Janeiro, Marcos Vinicius; o secretário adjunto de Governo, Ronie Gonçalves; a superintendente de Ensino, Maria Bethânia de Melo; a diretora de projetos ambientais, Carmem Angélica e o vereador Davi dos Santos.