Campanha de Vacinação Contra a Gripe termina hoje

Belford Roxo já vacinou mais de 33 mil pessoas contra gripe. Equipe de saúde espera atingir a meta de 45 mil imunizados
Rafael Barreto/PMBR

Hoje é o último dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Desde o dia 17 de abril, a vacina está disponível nos postos de saúde de todo o país para a população prioritária. Balanço do Ministério da Saúde indica que, até quarta-feira (24), apenas 2,2 milhões brasileiros se vacinaram no estado do Rio de Janeiro, sendo parte deles não pertencentes ao público-alvo da campanha no estado, que é de 3,8 milhões de pessoas. Desse total, 49% foram vacinados.
No estado do Rio de Janeiro, a adesão do público-alvo está em 28,4% entre as crianças; 48,1% trabalhadores de saúde; 38,5% gestantes; 63,8% puérperas; 114,2% indígenas; 58,5% idosos; e 52,8% entre os professores.
A procura pela imunização também está abaixo do esperado nas cidades da Baixada Fluminense. Japeri, por exemplo, vacinou apenas 9 mil moradores até o dia 13 de maio, o chamado ‘Dia D’ da campanha. A meta do município é vacinar 26.300 pessoas até esta sexta-feira. Até aquela mesma data os números de Queimados eram ainda piores, com somente 5.406 indivíduos imunizados e 32 mil pertencentes ao público-alvo. Mesquita não divulgou meta, mas vacinou 12.854 pessoas até o último dia 13.
A cidade mais próxima de atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é Belford Roxo. Segundo informações da prefeitura, cerca de 33 mil moradores foram imunizados, o que representa 72% do público-alvo, que é de 45 mil pessoas. Ao todo são 23 postos de vacinação em toda a cidade disponibilizados para a população. O horário de atendimento nos postos de saúde é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O prefeito de Belford Roxo, Wagner Carneiro, o Waguinho, falou da necessidade da vacina. “A prevenção é a forma mais eficaz de se evitar a gripe. O organismo nesta época do ano fica mais suscetível às complicações de uma gripe”, disse. A coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, a enfermeira Norma Rezende disse que a vacinação contra influenza é anual e que os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo para se vacinar.
A vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.
Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

error: Conteúdo protegido !!