Acessibilidade garantida nos ônibus de Japeri

Ação da prefeitura vistoriou coletivos na cidade
Anderson PQD/PMJ

Para garantir acessibilidade às pessoas com deficiência, idosos e pessoas com dificuldade de mobilidade permanente ou temporária, a Prefeitura de Japeri realizou vistoria em ônibus que circulam na cidade.
A ação que aconteceu ontem, no Centro de Engenheiro Pedreira, faz parte do projeto “Mobilidade para Todos”, que envolve as Secretarias de Governo (Semug), Assistência Social (Semast), Urbanismo e Habitação (Semurb) e Segurança, Transporte, Ordem Urbana e Postura (Semustop).
“Esta foi a primeira atividade. Mas outras acontecerão sem divulgação prévia de data e local. Vamos informar, orientar e tomar todas as medidas necessárias para garantir uma cidade com mobilidade para todos”, explicou o secretário Executivo de Governo, Rodrigo Marques.
Durante a ação também foram distribuídos folhetos informativos sobre o estacionamento irregular em vagas para idosos e pessoas com deficiência.

Empresas serão notificadas

A maioria dos ônibus vistoriados, das empresas Fazeni e Gardel, que têm linhas municipais, apresentou problemas nas plataformas de elevatórias, sistema sonoro, poltronas, cintos de segurança e botões para acionar parada.
“As empresas serão formalmente notificadas para que resolvam as irregularidades encontradas a fim de atender fielmente o que estabelece a lei 13.146/15 sobre acessibilidade”, esclareceu o diretor do Departamento de Trânsito, Marcelo Pimenta.
Quem precisa utilizar os equipamentos de acessibilidade está insatisfeito. “É mais fácil contar com a ajuda dos passageiros, porque a maioria dos ônibus não atende às nossas necessidades. Os donos das empresas precisam ser responsabilizados por isso”, desabafou Ivan Vale Pereira, de 60 anos, pai da cadeirante Luana, de 30 anos.

Mobilidade para todos

A vistoria nos ônibus foi realizada por servidores de diferentes setores da Prefeitura, entre eles o coordenador da Coordef , Valnei Costa, que é cadeirante.
“O nosso governo está atento às dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência, em diferentes áreas, e é sensível às necessidades desse público. Não vamos medir esforços para que Japeri seja uma cidade melhor para todos”, acrescentou Márcio Rodrigues Rosa, o Márcio Bibi.
“As rampas de acesso e calçadas também são alvo de vistorias, porque fazem parte do projeto de mobilidade da cidade. Em breve teremos novidades nesta área”, anunciou o secretário de Urbanismo e Habitação, Vinícius Gonçalves.

error: Conteúdo protegido !!