Servidores da educação do município de Mesquita tiveram um sábado diferente neste fim de semana. A Secretaria Municipal de Educação promoveu a primeira edição de sua Formação em Rede, que promoveu a interação e a multiplicação de conhecimentos entre seus profissionais a partir de rodas de conversas na Escola Municipal de Educação Infantil Tiago Prado dos Santos, no Cosmorama. A ação contou com a participação de alguns formadores da própria rede municipal à frente de atividades, além de convidados de outras instituições, como a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), a Universidade do Estado do rio de Janeiro (UERJ) e o colégio Pedro II, entre outras.
“Acho que a principal diferença e também a mais impactante da formação em rede nesta gestão está no próprio formato. Promovemos rodas diferenciadas por adesão, em que os servidores escolheram o tema mais ligado ao seu interesse. Antes, havia um assunto para ser discutido e as pessoas muitas vezes nem tinham afinidade com ele. Preferimos deixar de lado esse sistema de imposição para abrirmos mais opções de debates”, avalia Thaís Lima, a secretária municipal de Educação de Mesquita.
Foram quatro rodas de conversas: Literatura, Leitura e Escrita; Educação e Formação Docente; Educação e Inclusão; e Educação, Sociedade e Práticas Educativas. O objetivo principal do evento foi promover, valorizar e dar visibilidade a pesquisas desenvolvidas por profissionais da Educação, assim como projetos e práticas realizadas em campo que conquistaram êxito. Cada escola do município pôde enviar de três a cinco servidores para participarem das atividades, que aconteceram das 8h às 11h30.
“Pensar em formação continuada na Educação é extremamente importante não só para a equipe que atua nessa área, mas principalmente para os alunos. São eles os mais beneficiados nesse processo de formação dos educadores, pois passam e ter acesso um processo educativo mais dinâmico e criativo”, valoriza Gabriel Camilo de Lima, subsecretário municipal de Educação.
A ideia de utilizar alguns servidores da própria rede municipal à frente de atividades nesta ação veio a partir de duas intenções da equipe da SEMED. Primeiro, era uma forma de economizar custos, já que todos os participantes – do município ou de outras instituições – aceitaram a proposta em caráter voluntário, ou seja, sem receber para promover a troca de experiências. Mas outro ponto a favor é destacado.
“O objetivo é valorizar e dar visibilidade as práticas, pesquisas e estudos de dos profissionais da rede, assim como conhecer as perspectivas de profissionais de outras redes, fazendo ações significativas para a educação pública. Neste formato, conseguimos ampliar o espaço de diálogo em uma relação mais horizontal, em que todos podem participar e, assim, promovemos uma troca maior entre as pessoas”, diz Aline Dias, a diretora de Formação Continuada da SEMED.
A próxima Formação em Rede do município já tem data marcada: acontecerá em 19 de agosto, também na Escola Municipal de Educação Infantil Tiago Prado dos Santos, no Cosmorama, e no mesmo horário, ou seja, de 8h às 11h30. Desta vez, cerca de 150 servidores participaram do evento. Mas existe a chance de, no próximo, mais espaços da unidade de ensino serem ocupados, abrindo novas oportunidades de inscrições. E marcará um momento importante desta nova gestão. Neste próximo encontro, ocorrerão rodas de conversas, apresentação de trabalhos e relatos de experiência, espaços interativos e feira de trocas.
“Até lá, já teremos convocado os novos 177 profissionais da educação que virão a partir da homologação do concurso realizado no ano passado. Com isso, teremos a chance de promover a interação e a troca de experiências com e entre eles”, avisa a secretária de Educação, Thaís Lima.