Bola Cheia
Moradores da Avenida Tancredo Neves (antiga Guadalajara), que liga o centro de Nova Iguaçu a Comendador Soares, mandam dizer que a Prefeitura está com homens da limpeza urbana dando um trato na extensão da via. “Tá ficando limpinho”, disse Jandira Rodrigues, 47, do lar, que pediu muitas vezes a capina lateral da avenida. #ValeuTurmaDeVerde
Bola Murcha
Assaltos, furtos e outras modalidades de roubo a pedestres, aumentaram no centro de Nova Iguaçu, segundo relatos de ambulantes e trabalhadores no comércio da região. Sem esquecer as saidinhas de banco, pessoas reclamando que foram vítimas do ‘perdeu’, são identificadas diariamente no Calçadão. Pena que a maioria não registra ocorrência na polícia. #PerdeuGanhaDoAchou
Fachin eleito presidente
da segunda turma do Supremo
O ministro Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin foi eleito ontem (30) para assumir a presidência da Segunda Turma da Corte, colegiado responsável pelos julgamentos dos processos da Operação Lava Jato.
A eleição foi simbólica porque, de acordo com as normas internas da Corte, Fachin tem que assumir a presidência por ser o membro mais antigo que ainda não ocupou o cargo.
O relator da Lava Jato vai substituir o atual presidente da Segunda Turma, ministro Gilmar Mendes, e terá mandato de um ano, a partir da próxima terça-feira (6). Fachin será o responsável por fazer a pauta de processos a serem julgados e decidir quando eles serão analisados. Além do novo presidente e de Gilmar Mendes, a Segunda Turma do STF é composta por Dias Toffoli, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski. (ABr)
Lacraram as câmeras
No pique da nossa ‘Bola Murcha’ de hoje, a festa dos ladrões contra pessoas de bem no centro de Nova Iguaçu, deve-se, em muitos casos, ao desligamento das câmeras de segurança, que quando funcionavam, faziam os larápios pensarem duas vezes antes de roubar pedestres ou lojas. O Centro de Operações de Nova Iguaçu (Conig), de onde se vigiava boa parte do movimento central, até ontem, seguia fechado, segundo apurou a coluna. “Pelo que sei, lacraram em janeiro e não tiraram o lacre”, brincou uma fonte da prefeitura. #Lamentável
Audiência pública
A Prefeitura de Belford Roxo, através da Guarda Municipal, promove hoje a 1ª Audiência Pública referente à violência contra mulher. O evento vai acontecer às 9h, no Polo do Cederj, que fica na Rua Mauá 179, bairro São Bernardo. Psicólogos, pedagogos e autoridades da área vão discutir e orientar sobre a importância das políticas públicas de enfrentamento e à violência contra às mulheres, como física, social, jurídica, patrimonial e social. O evento é aberto ao público e contará com a presença do prefeito Wagner Carneiro, o Waguinho.
Audiência pública II
Entre os palestrantes estão a deputada estadual e delegada Martha Rocha, a delegada da Delegacia de Mulheres de Belford Roxo (Deam), Tatiana Queiroz e o subprocurador da Prefeitura de Belford Roxo, Luciano Silva Barreto Filho e o psicólogo Hugo Codasi, entre outras autoridades. Os palestrantes vão discutir a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e vão orientar os participantes a proceder em casos de violência. “As oficinas terão como objetivo principal trabalhar diferentes eixos da questão segurança pública com cidadania, ajudando os participantes a conhecer seus direitos, resgatando a autoestima e a convivência pacífica”, explicou o inspetor da Guarda Municipal Thiago Silva.
Avião da Chape não tinha seguro
O avião da companhia aérea boliviana LaMia, que caiu em 29 de novembro do ano passado quando seguia para Medellín, a Colômbia, com a equipe de futebol da Chapecoense, profissionais de imprensa e convidados a bordo, tinha seguro, mas este não pôde ser aplicado porque o piloto não informou que o voo tinha como rumo a Colômbia. A explicação foi dada ontem (30) pelo vice-presidente executivo da BISA Seguros y Reaseguros, Alejandro Mac Lean, em entrevista coletiva em La Paz. Ele disse que o território colombiano está excluído como destino no acordo contratual com a LaMia. Contudo, a seguradora ratificou que estabeleceu um fundo humanitário para indenizar as famílias das vítimas e os passageiros que sobreviveram. A informação é da agência EFE.
Polêmica no ar
“Ambientalistas iguaçuanos querem transformar Reserva do Tinguá em Parque Nacional”, esse é o título de matéria publicada pelo Portal de Queimados e vem causando polêmica nas redes sociais. Segundo o texto, “um grupo de ambientalistas, professores, alunos e representantes de ONGs da Baixada Fluminense vão aproveitar a Jornada Ambiental organizada pela Prefeitura de Nova Iguaçu na semana do meio ambiente para realizar seminário que vai discutir a transformação da Reserva Biológica do Tinguá em Parque Nacional”.
Interesses
escusos
“Prefeitura de Nova Iguaçu com seus Ambientalistas querem propor algo que não está sob a responsabilidade deles. Porque não discutir a efetiva aplicação do plano de manejo em TINGUÁ, Jaceruba, Rio D’ouro e demais unidades de conservação municipal?”, questiona o ambientalista Helder Ferreira em seu perfil no Facebook. “Quem deseja transformar a REBIO TINGUÁ em um parque não são Ambientalistas e sim “lobistas” com interesses escusos, podem ter certeza!”, acrescenta Helder.
Para finalizar…
“Tendo em vista que os defensores deveriam primeiramente discutir a contínua favelização da zona de amortecimento, os loteamentos irregulares, a ausência de saneamento básico e a imobilidade urbana”, conclui Ferreira.
O seminário será realizado na terça-feira, 6 de junho, a partir das 9h, no campus da Universidade Rural de Nova Iguaçu (Av. Gov. Roberto Silveira – descida do Viaduto da Posse). O evento é aberto ao público.