Japeri quer incentivar o turismo sustentável

O voo de paramente é uma das aventuras mais procuradas na cidade
Divulgação/PMJ

As potencialidades de Japeri foram tema de um fórum realizado na cidade, sábado (27). Cerca de 100 pessoas se reuniram para discutir o assunto e elaborar um documento que será usado como referência para incentivar o turismo na cidade.  As propostas serão apresentadas em breve.
“O I Fórum de Turismo Sustentável de Japeri foi um espaço de debate, construção de ideias e apresentação de propostas para o modelo de turismo sustentável que Japeri merece”, explicou Leandro Oliveira, representante do Mobiliza Japeri e um dos organizadores do evento.
Professor e coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo do CEFET, Felipe Felix destacou algumas preocupações.
“Mais do que pensar em um modelo de turismo sustentável para o município, é importante discutir de que forma ele será feito e o público alvo, levando em consideração nossas potencialidades e especificidades nas dimensões sociais, ambientais e econômicas”, acrescentou.

Melhor rampa de asa delta do país

Uma das atrações do Fórum foi a demonstração das técnicas do voo livre. Saltos com asa delta e parapente são amplamente praticados na cidade.
“Em uma matéria do Guia 4 ventos, que é referência em esportes radicais, a rampa de Japeri foi considerada uma das melhores do Brasil. Além disso, Japeri possui muitos outros atrativos como o rio Guandu, o campo de Golfe e a Pedra Lisa”, destacou o secretário de Esporte, Turismo e Lazer, José Célio de Araújo.
O I Fórum de Turismo Sustentável de Japeri foi organizado pelo Mobiliza Japeri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Japeri, FAMEJA e a Prefeitura e contou com apoio do Instituto Kerigma Ambiental, CEFET/RJ, Instituto de Arqueologia Brasileira, Casa Fluminense e Sítio Cacique.
Participaram também do evento especialistas de diferentes áreas, profissionais liberais, comerciantes, representantes de ONGs, movimentos sociais e de sindicatos, além dos secretários municipais Vinícius Gonçalves (Urbanismo e Habitação), Kerly Bezerra (Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), Ernane Alves (Defesa Civil), Reginaldo Santos (Agricultura e Pesca) e a subsecretária de Cultura Maria Célia Pires.

error: Conteúdo protegido !!