Queimados inaugura nova sede do Creas

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

A Prefeitura de Queimados vai inaugurar na próxima sexta-feira, 2, às 15h, a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). O serviço vai funcionar na Estrada Pastor Antônio Martins, logo na entrada do bairro Nova Cidade – antes o equipamento era localizado nas dependências internas da Secretaria Municipal de Assistência Social–. O custo da obra é cerca de R$ 487 mil, financiados com recursos do Governo Federal, sendo R$ 157 mil contrapartida do município.

O equipamento, integrante do Sistema Único de Assistência Social (Suas), é destinado a atender pessoas e famílias vítimas de violência, que tiveram seus direitos violados ou vínculos familiares rompidos. Nesse espaço, são oferecidos serviços especializados contribuindo para que esses indivíduos possam enfrentar, com autonomia, os contratempos da vida pessoal e social.

A unidade tem capacidade para realizar cerca de 50 atendimentos por mês. O público prioritário é composto de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência e suas famílias, que sofreram ameaças e violações de direitos como: abandono, violência física, psicológica ou sexual, exploração sexual comercial, situação de rua e outras agressões que provocam danos a sua condição de vida e os impedem de usufruir de autonomia e bem-estar.

O Creas conta com oito profissionais do Sistema Único de Assistência Social, que oferecem diversos tipos de serviços gratuitos à população, são eles: coordenador, advogado, administrativo, três assistentes sociais e dois psicólogos. No ano passado, a unidade realizou 1.061 atendimentos entre sepultamentos gratuitos, abrigamento, abordagem de rua, atendimento jurídico e medidas socioeducativas para adolescentes.

A edificação conta com acesso coberto, salas de atendimento familiar, salas de atendimento individual, salas multiuso, banheiros masculino, feminino e para pessoas com deficiência, além de jardim e espaço externo coberto. O prefeito de Queimados, Carlos Vilela, destaca que o Creas vai  trabalhar em conjunto com a rede de serviços da Assistência Social e com os órgãos de defesa de direitos e políticas públicas. “Tudo isso voltado para que as pessoas possam recuperar condições dignas de vida”, ressalta.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Nunca perca nenhuma notícia importante. Assine nosso boletim informativo.

Publicidades

error: Conteúdo protegido!