Lisboa quer unidade do GAM em Nova Iguaçu

O prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa pretende investir cerca de R$ 2 milhões em segurança nos centros urbanos
Alziro Xavier/PMNI

Nova Iguaçu poderá ganhar uma unidade do Grupamento Aeromóvel (GAM) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Este é um desejo do prefeito da cidade, Rogerio Lisboa, que estuda a possibilidade de ter o GAM baseado no Aeroclube. A intenção foi revelada ontem, durante o 1º Encontro de Desenvolvimento Econômico do município, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Nova Iguaçu (ACINI) no auditório do Hotel Mont Blanc.
Com sede em Niterói, o Grupamento Aeromóvel (antigo Grupamento Aéreo e Marítimo) atua no radiopatrulhamento aéreo, escoltas, transportes de tropa, apoio aéreo das tropas de outras unidades e resgate aeromédico, apoio em calamidades públicas, salvamento em altura, na água, transporte de órgãos e coordenação aérea em calamidades, bem como o combate aos crimes ambientais. O GAM é a única unidade especializada voltada para as operações policiais especiais aéreas helitransportadas na PM.
Caso saia do papel, o projeto piloto de patrulhamento aéreo na Baixada Fluminense terá aeronaves com câmeras acopladas que serão usadas para o monitoramento das cidades com a colaboração dos batalhões de polícia da região. Segundo o prefeito, o deslocamento aéreo entre Niterói e Nova Iguaçu leva cerca de 20 minutos, tempo que pode ser insuficiente em caso de emergência. Um helicóptero disponível no Aeroclube da cidade agilizaria a atuação da Polícia Militar.
Na última sexta-feira (26), Lisboa se reuniu com representantes do GAM e do 20º BPM (Mesquita) para discutir a possibilidade. Por enquanto, houve apenas um primeiro contato, mas o grupamento tem planos de fazer de Nova Iguaçu o eixo dessa área do estado e o prefeito já vislumbra uma possível nova utilização pra o Aeroclube da cidade.
Ainda no âmbito da segurança pública, Rogerio Lisboa pretende investir cerca de R$ 2 milhões na criação da Guarda Municipal. Os agentes atuariam nos principais centros urbanos da cidade, como Miguel Couto, Comendador Soares e o Centro de Nova Iguaçu. A ideia é colocar o plano em prática já a partir de julho.
O ex-comandante do 20º BPM (Mesquita) Cel. Roberto Penteado, atual secretário municipal de Segurança, integrará a equipe que comandará a Segurança de Nova Iguaçu.

Desenvolvimento econômico também foi abordado

O encontro de ontem reuniu o prefeito Rogerio Lisboa, parte de seu secretariado e também empresários de diversos ramos e bairros do município. Além da segurança pública, mobilidade urbana e ordenamento público, foi debatido o desenvolvimento da economia. Para isso, foi criado o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Nova Iguaçu.
“Nós defendemos a ideia do diálogo, temos empregado essa ideia em nossa gestão e essa parceria é mais um fruto disso. O setor do empresariado é extremamente importante para Nova Iguaçu, e essa comunicação dará uma nova direção para o crescimento econômico da cidade”, ressaltou o prefeito.
Os empresários puderam entender melhor o trabalho do governo através de uma radiografia da situação em que a cidade foi deixada pela antiga gestão e também do que já foi feito nesses cinco meses de governo, além dos próximos desafios que a nova gestão possui pela frente.
Ainda na oportunidade, além de ter marcado a primeira reunião do Conselho para o próximo dia 21, o prefeito ainda assinou o convênio com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) para a participação do Projeto Cidade Empreendedora, que visa transformar a situação de Nova Iguaçu, permitindo o aprimoramento do ambiente de negócios da cidade.

error: Conteúdo protegido !!