Mesquita inicia Plano Municipal de Saneamento Básico

O prefeito Jorge Miranda assinou um contrato com o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), para a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico de Mesquita. O IBAM fará o diagnóstico, o prognóstico e o planejamento nas áreas de drenagem, saneamento básico, área de coleta e exposição final de resíduos sólidos no município.

O Plano Municipal de Saneamento é uma exigência do Governo Federal que existe desde 2007, e não estava sendo cumprida pela prefeitura de Mesquita. Por causa do descumprimento da Lei, o município estava correndo o risco de perder convênios e financiamentos com o Governo Federal.

“Há dez anos que essa exigência não saía do papel, agora vamos cumprir a Lei e fazer o saneamento na cidade, que é muito importante. Vamos trazer Saúde e dignidade para as pessoas que há anos esperam pelo Saneamento Básico. E viabilizar com isso a captação de recursos e benefícios concedidos pelo Governo Federal para o município”, explica o prefeito Jorge Miranda.

Além da importância para o meio ambiente com a despoluição dos rios e a preservação dos recursos hídricos, o projeto vai trazer melhorias na qualidade de vida da população, na prevenção de doenças e promoção da saúde, na redução da mortalidade infantil, na promoção do desenvolvimento, expansão do turismo, valorização dos imóveis, entre outras coisas.

O IBAM é um instituto sem fins lucrativos com 60 anos de experiência em assessoria para os municípios e vai ter um prazo de seis meses para entregar esse diagnóstico.

error: Conteúdo protegido !!