Espaço Mulher será inaugurado em Mesquita

Mesquita se prepara para inaugurar, no próximo dia 5, segunda-feira, às 14h, seu novo Espaço Mulher. O local, além de abrigar a sede da Coordenaria Municipal de Políticas para Mulheres – ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social –, servirá também como palco de debates, cursos profissionalizantes gratuitos e acolhimento às mulheres vítimas de violência no município, com atendimento jurídico, psicológico e social.

“É importante que as mulheres saibam que elas têm a quem recorrer. E será com a participação delas que fomentaremos as políticas públicas voltadas para essa área no município”, avisa Cristina Quaresma, secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Além de prestar atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica, de gênero e sexual na cidade, o Espaço Mulher já abre suas portas com o primeiro curso profissionalizante em atividade: de cabeleireira. No módulo 1, 40 mulheres aprenderão – em aulas que acontecerão até outubro, de manhã ou à tarde – técnicas de penteado e escova, coloração e relaxamento, entre outras.

“Já pensamos em um segundo módulo para ser disponibilizado em seguida. Temos vontade de explorar bem essas profissões ligadas à estética porque são atividades com bastante procura no mercado de trabalho”, explica Patrícia Xavier, coordenadora municipal de Políticas para Mulheres.

Um passo importante para o sucesso dessa iniciativa é a parceria estabelecida com o SEBRAE, que assinará junto com o governo municipal o certificado de conclusão de curso das alunas matriculadas. Entre outros benefícios, esse acordo propiciará às mulheres noções de MEI – microempreendedor individual – e lições de empreendedorismo. Patrícia adianta ainda que, para o futuro, já existe uma movimentação para conseguir implantar um curso profissionalizante de corte e costura.

Para a coordenadora do espaço, Patrícia Xavier, é importante que as mesquitenses participem do Espaço Mulher, principalmente dos debates que serão promovidos ali. Isso porque há diversasmulheres que sofrem violência doméstica sem perceberem. “Tem a violência moral, a partir de injúrias ou calúnias; a patrimonial, quando alguém destrói uma roupa dela ou outro objeto pessoal ou bem material; e a sexual, ao ser submetida a uma prática com a qual ela não concorda, além de várias outras”, exemplifica.

O novo Espaço Mulher fica na Rua Egídio 1.459, na Vila Emil. O horário de funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, e qualquer mulher pode procurar atendimento no local.

 

error: Conteúdo protegido !!