Mesquita presenteia alunos com cartões e lápis-sementes

A Prefeitura de Mesquita concentrou parte da sua programação pela Semana do Meio Ambiente para os alunos da rede municipal de ensino. Estudantes das escolas Cruzeiro do Sul, Irena Sendler, Rotariano Arthur Silva e Roberto Silveira participam das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

Com o objetivo de promover a educação ambiental e conscientizar as crianças sobre a importância do meio ambiente e a sua preservação, os alunos serão presenteados com mais de duas mil unidades de cartões e lápis-sementes. A novidade consiste em cartões feitos com papéis recicláveis e sementes de margarida e papoula na composição que, ao serem picados e jogados em terra úmida, viram uma nova planta. Já os lápis são compostos de sementes de gypsophila no topo, que ao serem inutilizados, também podem ser plantados.

Ao saber que ganhará as sementes durante a comemoração da Semana do Meio Ambiente, Kamila Vitória, de 11 anos, ficou impressionada. “Eu nunca tinha visto sementinhas desse jeito. Quero usar bastante meu lápis. Quando ele acabar, vou plantar e cuidar da muda. Devemos preservar o meio ambiente, plantando mais e desmatando menos. Assim, vamos poder viver melhor”, diz a aluna da Escola Municipal Irena Sendler.

Na segunda-feira, dia 5, o hall da prefeitura recebe a exposição “Mesquita Cidade Parque”. A mostra conta a história e demonstra a relação que a cidade tem com a natureza, através de totens com imagens antigas e atuais do município, além de mapas e panorâmicas. A entrada é gratuita e quem quiser pode conferir até o dia 9 de junho, das 9h às 17h. Ainda no dia 5, acontece a palestra “Aspectos do Direito Ambiental”, no auditório da prefeitura, às 9h.

Terça-feira, dia 6, o Centro Cultural Mister Watkins recebe os catadores da cidade para a palestra “Importância dos Catadores na Coleta Seletiva”, às 9h. No dia 7, a programação volta para os alunos da rede com a palestra “Educação Ambiental: um instrumento de mobilização para uma sociedade mais justa”, às 14h, também no Centro Cultural. Na quinta (8), 50 alunos da Escola Municipal Roberto Silveira fazem uma visita guiada no Parque Natural de Nova Iguaçu e, fechando as atividades, na sexta-feira (9), o projeto de plantio de mudas “Mesquita Que Te Quero Verde” será desenvolvido com os estudantes da Escola Municipal Cruzeiro do Sul, na própria unidade.

error: Conteúdo protegido !!