ONU elogia decisão dos EUA de manter embaixada em Tel Aviv

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres, disse que a decisão anunciada na quinta-feira (1º) pelo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de manter a embaixada dos EUA em Tel Aviv, Israel, ao invés de transferi-la para Jerusalém, foi “sábia”. As informações são da Agência Xinhua.
A Casa Branca disse que Trump decidiu assinar uma renúncia de seis meses a uma lei norte-americana de 1995, exigindo que a embaixada fosse transferida de Tel Aviv para Jerusalém. Presidentes norte-americanos anteriores assinaram renúncias similares.
“Nós pensamos que a decisão de assinar a renúncia foi sábia”, disse o porta-voz da ONU, Stephane Dujarric. “É claro que o status de Jerusalém é uma questão central que só pode ser resolvida com uma solução política negociada do conflito Israel-Palestina.”
“O secretário-geral espera que o ato possa contribuir para facilitar a retomada de um processo de paz genuíno”, acrescentou Dujarric.
Mover a embaixada teria complicado tais negociações, uma vez que tanto Israel quanto Palestina consideram Jerusalém sua capital.
Trump disse repetidamente, durante sua campanha presidencial, que ele mudaria a embaixada e um funcionário dos EUA disse que ele pretende eventualmente manter sua palavra.

Agência Xinhua

error: Conteúdo protegido !!