Fundação abre exposição “Óleo de Fátima”

 

“Eu pinto histórias”. Foi com essa expressão que a artista plástica Fátima Fernandes resumiu suas obras durante o vernissage na noite de sexta-feira, dia 2, no Centro Cultural Ferroviário de Itacuruçá (Cefec). A exposição “Óleo de Fátima – além da arte” começa segunda-feira, dia 5, e vai até o próximo dia 30.

A abertura do evento foi marcada pela emoção. Antes de abrir o salão para visitação das 18 telas, uma introdução sobre a vida de Fátima foi interpretada pelo curador da exposição Luciano Heffner e pela historiadora da Fundação Mário Peixoto, Miriam Bondim. Após cessar as lágrimas, a artista recebeu os amigos, que aproveitaram para fazer muitos registros fotográficos e elogios às suas obras.

Fátima Fernandes apresentou 18 telas de seu rico acervo. Itacuruçá e a história de Mangaratiba ganharam fortes traços nas mãos da artista. A exposição ao público abre segunda, das 8h às 16h, de segunda à sexta. Quem for visitar vai encontrar ainda obras que retratam esportes, releituras de Di Cavalcanti, anjos e religião. O Cefec fica na Avenida Santana, 80, Itacuruçá.

Paisagens e figuras humanas são a base de seu trabalho. Fátima revela o carinho pela cidade e pelo distrito. Ela é professora de artesanato no Cras de Itacuruçá e é servidora efetiva da Prefeitura. Sua paixão pela pintura até pode ser considerada recente, pois está há quase dez anos dando vida às telas, mas pode se dizer que já é experiente. Afinal, novas ‘Fátimas’ vão surgir com as aulas de pintura que ela ministra na cidade.

“Busquei retratar a cidade. Eu pinto histórias. Como eu trabalho em Itacuruçá, todos os caminhos me levam a pintar algumas telas sobre a localidade. A minha relação é tão grande que minha prova para o concurso foi feita aqui no distrito. É muito emocionante abrir essa exposição, pois eu sempre pensava que pintar era para ricos e, hoje, desmistificamos isso. A pintura é para todos”, disse a artista, que expõe no Cefec pela segunda vez.

error: Conteúdo protegido !!