Baixada celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

Cerca de mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica foram distribuídas em Japeri
Divulgação/PMJ

Distribuição de mudas, exposição, seminário, reabertura de horto, passeio ciclístico e caminhada ecológica. Foi desta forma que algumas das cidades da Baixada Fluminense comemoraram o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho.
Em Japeri, uma série de atividades foi realizada ontem, na Praça Olavo Bilac, no Centro de Engenheiro Pedreira. A Secretaria Municipal de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável distribuiu cerca de mil mudas nativas da Mata Atlântica, entre elas Ipê Roxo, Babosa Branca, Pau Formiga e Palmeira Leque.
Crianças e adolescentes ganharam a revistinha “Cuidando do Planeta”, idealizada pela Cedae, com os personagens “Esbanja” e “Manera” ensinando, através de história em quadrinho, passatempo e palavras cruzadas como tratar a natureza com responsabilidade e se tornar amigo do planeta. Amanhã, alunos da rede de ensino do município visitarão o antigo lixão, já extinto. Os estudantes vão conhecer a história do antigo vazadouro e para onde vai o lixo coletado atualmente na cidade.
Na quinta-feira haverá um café da manhã com empresários da cidade no Sítio da Felicidade, no bairro Marajoara. No encontro, o secretário de Meio Ambiente Kerly Gustavo vai apresentar a Lei Complementar nº 234 de 20 de abril de 2017, já aprovada pela Câmara de Vereadores, que regula o Sistema de Controle e Licenciamento Ambiental Municipal de Japeri.

 

Exposição e seminário em Caxias

Atividades acontecem em parceria com a Unigranrio
Divulgação/PMDC

O Dia Mundial do Meio Ambiente está sendo celebrado em Duque de Caxias com uma semana de atividades direcionadas a todos os públicos. Até o dia 9, serão realizados seminário de resíduos sólidos, exposição e gincana estudantil, entre outras atividades coletivas buscando soluções para o cumprimento das leis, consumo consciente e conservação do meio ambiente para o bem comum das gerações futuras.
Ontem, as atividades foram realizadas na Praça do Conhecimento da Unigranrio, com exposição interativa de materiais recicláveis “As Quatros Estações – metal, vidro, plástico e papel”, organizada pela Equipe de Educação Ambiental e Coleta Seletiva da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Cooperativa de Catadores de Jardim Gramacho, e a Rede Recicla Verde. O primeiro dia de celebração terminou com Mesa Redonda sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos Meio Ambiente, com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, Celso do Alba.
Ao longo da semana haverá atividades como a campanha “Adote uma caneca”, com o objetivo de reduzir a quantidade de copos descartáveis produzidos, 1ª Gincana Estudantil – Praticando a Reciclagem, e visitação ao centro de triagem da Cooperativa Rede Recicla Verde, em Jardim Gramacho, além de oficinas de artesanato e troca de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica por materiais recicláveis.

 

Horto revitalizado em Queimados

Horto Municipal pode ser visitado de segunda a sexta-feira
Simone Silva

Cerca de 100 alunos de duas escolas municipais de Queimados participaram, na manhã de ontem, da reabertura do Horto Municipal: APA Luiz Gonzaga de Macedo, no bairro Fanchem. A partir de agora, a unidade de conservação está de portas abertas para a população adepta de passeios e atividades físicas em contato com a Natureza. O espaço pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Os estudantes realizaram ainda atividades promovidas pela Cedae. Profissionais da empresa ministraram uma pequena palestra sobre a importância da conservação do Meio Ambiente e os alunos conheceram uma miniatura de uma Estação de Tratamento de Água. A Companhia também doou 1.500 mudas de plantas nativas para a realização de um plantio coletivo na unidade.
Um dia antes, no domingo, ciclistas amadores e profissionais fizeram um passeio pela cidade, saindo do Centro até o Horto Municipal. Eles fizeram parte do movimento ‘Pedala Queimados’, que tem como objetivo estimular a utilização da bicicleta como meio de transporte, evitando a emissão de gazes poluentes de automóveis na atmosfera terrestre.

 

Conscientização em Nova Iguaçu

Alunos da rede municipal plantaram mudas de Pau-Brasil
Divulgação/PMNI

Como forma de conscientizar as crianças sobre o cuidado com a natureza, a Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação, realizou ontem o plantio de mudas de Pau-Brasil em todas as escolas municipais de Nova Iguaçu simultaneamente pelos próprios alunos.
Também ontem, o Paço Municipal foi tomado por alunos de onze escolas da rede que participaram de um evento com apresentações de dança, de teatro e de um musical com flauta. O coral da banda A voz do Caulino, da Escola Municipal Marcio Caulino, também marcou presença.
Os alunos distribuíram ainda mudas de Onze Horas em garrafas pet, realizaram exposições de trabalhos sobre coleta seletiva, ofereceram degustação de doces e frutas produzidas na comunidade local, entre outros.
A Superintendência de Vigilância Ambiental fez uma demonstração de como trabalham o carro fumacê e os agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue.  Além disso, realizou exposições sobre o programa de controle de roedores, falou sobre desastres naturais, animais peçonhentos, entre outros. Já a FENIG expôs sua tradicional feirinha de artesanato.

 

Caminhadas ecológicas reúnem amantes da natureza

Cerca de 200 pessoas caminharam no Parque Natural em Mesquita e Nova Iguaçu
Valéria Souza / PMM

No sábado (3), cerca de 500 pessoas participaram do projeto “Caminhadas na Natureza 2017”, em Japeri. Elas percorreram um trajeto de dez quilômetros do circuito da Pedra Lisa, que terminou com momentos de confraternização no Sítio Canaã, em Teófilo Cunha.
Já no domingo (4) cerca de 200 pessoas se mobilizaram no Parque Natural para a Caminhada na Natureza, evento que teve largada simultânea nos municípios de Mesquita e Nova Iguaçu. O percurso de 10 quilômetros foi realizado na trilha ecológica, composta por 1.100 hectares de mata atlântica preservada, 11 lagos naturais e cachoeira com queda d’água. Guardas ambientais dos dois municípios ofereceram suporte durante a trilha, dando informações sobre a flora e guiando os participantes.

error: Conteúdo protegido !!