Mais de duzentos artesãos são cadastrados em ação do Estado na Baixada

Após atender os municípios de Seropédica, Queimados, Nilópolis e Magé, a Secretaria de Estado de Turismo, através do Programa de Artesanato Estadual, voltou à Baixada Fluminense para cadastrar os artesãos locais. A ação, que tem como objetivo identificar, mapear e fomentar a atividade no estado, aconteceu na segunda e terça-feira (05 e 06 de junho), em Duque de Caxias, e registrou mais de duzentos profissionais.

Para o secretário de estado de Turismo, Nilo Sergio Felix, o cadastramento é essencial no processo de fortalecimento do segmento artesanal. Segundo Nilo, o Governo consegue conhecer as características da atividade para desenvolver ações que atinjam de maneira eficaz cada região e sua característica.

“Nosso estado tem uma diversidade cultural e climática muito rica. E com o artesanato não poderia ser diferente, já que a atividade está diretamente ligada ao turismo. Mas para que o artesanato se desenvolva é necessário conhecer suas peculiaridades e trabalhar os pontos fortes regionalmente, que só descobrimos quando vamos aos municípios conhecer o trabalho realizado pelos profissionais daquela localidade”, explicou o secretário.

O cadastramento, que acontece em parceria com a prefeitura, contou com a presença da subsecretária municipal de Cultura, Simone Sangelis e do diretor municipal de Turismo, Júlio Souza. Na oportunidade, os dois representantes municipais agradeceram a presença da Setur/TurisRio e destacaram a necessidade de fomentar a atividade na região.

No início dos dois dias de evento, a subsecretária adjunta de Turismo e coordenadora do programa, Nea Mariozz, ministrou uma palestra, apresentando aos profissionais as propostas e benefícios da ação.

“O artesanato é um dos segmentos com grande expectativa de crescimento na economia brasileira. Cerca de 8,5 milhões de brasileiros têm na atividade parte da sua renda familiar em 78,6% dos municípios do país. Com esses dados, vemos que nossa responsabilidade é grande. Duque de Caxias foi o trigésimo município a ser atendido, com um número expressivo de profissionais inscritos. Nossa meta é que 15 mil artesãos sejam beneficiados em todas as 92 cidades fluminenses”, falou Nea.

error: Conteúdo protegido !!