UPA Jacarepaguá se destaca no atendimento ao infarto

A UPA Jacarepaguá foi a que melhor aplicou no ano passado o protocolo de atendimento a casos de Infarto Agudo no Miocárdio (IAM)

Décima sexta Unidade de Pronto Atendimento inaugurada no estado, a UPA Jacarepaguá foi a que melhor aplicou no ano passado o protocolo de atendimento a casos de Infarto Agudo no Miocárdio (IAM), implementado pela Secretaria de Saúde em 2015. Pelo feito, recebeu o título Unidade Amiga do Coração, concedido pelo Programa de Apresentação e Treinamento das Diretrizes de Atendimento das Portas de Entrada de Urgências e Emergências do Infarto Agudo do Miocárdio, da Secretaria de Saúde.
Ao longo de 2016, a unidade realizou cerca de 3,5 mil eletrocardiogramas em pacientes que deram entrada com sintomas de IAM, e 28 deles receberam o trombolítico, medicamento que bloqueia o processo do infarto, reduzindo em até 40% a taxa de mortalidade das vítimas.
“O uso do trombolítico implicou em uma mudança no protocolo de atendimento dos pacientes que chegam às UPAs. Recentemente, promovemos uma capacitação para cerca de 700 profissionais de nossas unidades com foco na prevenção às doenças cardiovasculares. Com isso, temos um aprimoramento do atendimento ao paciente nas UPAs, que são os locais onde a maioria das pessoas buscam o primeiro atendimento em caso de necessidade”, disse o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Jr.
O projeto de atendimento ao IAM foi implementado há dois anos em todas UPAs do estado com o objetivo de atender de forma mais rápida a vítima de infarto e diminuir as chances de óbito ou sequelas. Em 2016, foram realizados mais de 40 mil eletrocardiogramas digitais nas 57 UPAs do Rio, e o trombolítico aplicado em 334 pacientes.
“Sabemos que, para minimizar os riscos do infarto, a vítima tem que ser atendida e medicada nas primeiras duas horas após o início dos sintomas. A agilidade é crucial para um bom resultado”, explicou o cardiologista Antônio Ribeiro Neto, coordenador do programa.

error: Conteúdo protegido !!