Diversão e Lazer – 09/06

Mesquita apresenta o projeto
“Baixada Fluminense em preto e branco”

O evento, que terá exposição de fotos sobre a região, acontece entre os dias 12 e 23 no Centro Cultural Mister Watkins

A Prefeitura de Mesquita, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, promove entre os dias 12 a 23 de junho o projeto “Baixada Fluminense em preto e branco”, no Centro Cultural Mister Watkins. O evento que engloba diversas atividades sobre a região, leva o nome do livro do repórter fotográfico Paulo Santos, que lança a segunda edição da obra que conta a história da Baixada Fluminense através do seu olhar.
No dia 12 de junho, às 14h, é aberta a exposição fotográfica com as imagens que ilustram o livro de Paulo Santos. Elas ficam disponíveis para visitação até o dia 23 (sexta-feira). No dia 23, a Trupe Balaio Literário apresenta o espetáculo “Recortes Poéticos da Baixada”, às 19h. Em seguida, pesquisadores e autoridades realizam um debate sobre a região, previsto para às 19h15.
O lançamento da 2º edição do livro de fotografias “Baixada Fluminense em preto e branco” é o ponto alto do evento, que contará com a presença de Paulo Santos para uma noite de autógrafos. A obra reúne registros como do Parque Natural da Taquara, em Duque de Caxias, a Reserva Biológica de Tíngua e as ruínas da fazenda São Bernardino, em Nova Iguaçu, a Via Light, a sinagoga de Nilópolis, e a Paróquia de Nossa Senhora das Graças de Mesquita, por exemplo.
O Centro Cultural Mister Watkins fica na Rua Armando Sales Teixeira, nº 57, no Centro. A entrada é gratuita.

 

Festas Juninas vão agitar Mangaratiba

A Prefeitura de Mangaratiba anunciou esta semana, as atrações do “Arraiá Municipá”, um circuito de festas juninas que vai rodar os distritos da cidade com muita música e diversão para moradores e turistas. Serão sete finais de semana de muitas atrações nos meses de junho e julho. O evento tem o apoio da secretaria Adjunta de Eventos e da secretaria de Comunicação, realização da Ponto Produções e Eventos e promoção da Rádio Costa Verde FM.
O primeiro distrito a receber o circuito será Conceição de Jacareí, nos dias 9, 10 e 11 de junho. O evento será na Rua Nossa Senhora da Conceição, em frente à praia. Depois será a vez do Centro de Mangaratiba (15, 16, 17 e 18 de junho), na Praça Sebastião Queiroz (estacionamento). Em Muriqui (23, 24 e 25 de junho), o evento acontece na Praça João Bondim. No Sahy (30/6, 01 e 02 de julho), as festividades acontecem na Rua Emília Olinda, ao lado da quadra de esportes. E por fim Itacuruçá, na tradicional Festa de São Pedro (29 e 30 de junho, 01 e 02 de julho), a estrutura será montada na Rua Manoel Valentim Siqueira (em frente à Itapesca). Serra do Piloto (14, 15 e 16 de julho), Ingaíba (21, 22 e 23 de julho) e Praia Grande (28, 29 e 30 de julho) também vão receber o “Arraiá”. Em breve a prefeitura vai divulgar as atrações nesses locais. Os eventos começam sempre a partir das 20 horas e vão até às 3 horas da manhã. A escolha das datas pela secretaria privilegia as comemorações tradicionais de cada distrito.
Além dos shows com os grupos musicais, o evento terá outras novidades como, barracas de comidas e bebidas típicas, dança de quadrilhas, apresentação dos grupos da Terceira Idade, parquinho e exposição de artesanatos. “Vamos fazer uma festa para as famílias. Com o evento, além da ótima oportunidade de lazer para as pessoas, queremos resgatar as tradicionais festas juninas e aquecer a economia da cidade. Pousadas e hotéis recebem hóspedes, e o movimento aumenta nos bares e restaurantes” frisou o prefeito Aarão de Moura Brito Neto.
Projeto Entre Lugares chega ao Teatro Gonzaguinha

Após o sucesso da última apresentação no Complexo da Maré em março de 2017, o Teatro Gonzaguinha, no Centro do Rio, será palco da 5ª Edição do Projeto “Entre Lugares”, com a peça “Parte de Nós”, encenada por jovens do Complexo da Maré. As apresentações teatrais serão nos dias 09, 10, 11 de junho, sempre às 20h, nas sextas e sábados, e às 19h aos domingos. A entrada terá o valor simbólico de R$ 1,00.
O projeto, patrocinado pela LAMSA, pelo Instituto Invepar, pela Prefeitura e pela Secretária Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, oferece 30 vagas anuais para alunos entre 12 e 18 anos, moradores do Complexo da Maré.
Durante o ano de 2016 e 2017, jovens atores moradores do Complexo da Maré participaram de oficinas artísticas, como a de Leitura e Escrita, Restauro de Figurino, Corpo e Movimento, Iluminação Cênica e Montagem Teatral, que deram início às experimentações cênicas que compuseram as cenas da peça Parte de Nós. A narrativa gira em torno de pequenos contos que envolvem o preconceito e intolerância na vida cotidiana.

 

Sesi Cultural apresenta peça infantil

A Cia Atores da Fábrica representará Nova Iguaçu em circuito pelo Sesi Cultural com o espetáculo “O Magico de Oxênte”. Serão seis apresentações nos municípios de Itaperuna, Campos dos Goytacazes, Macaé, Petrópolis e Rio de Janeiro

error: Conteúdo protegido !!